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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Conhecendo a exposição de propostas orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre petição online e oralidade

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor.

Informações sobre o gênero: O gênero petição online circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado online é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: memorizar as informações escutadas.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Esta aula está dividida em três momentos: no primeiro, há uma discussão prévia do assunto da aula para que os alunos possam entender melhor o contexto de produção da apresentação de proposta oral que está no desenvolvimento da aula; no segundo, há análise da apresentação oral feita por dois deputados na câmara; no terceiro, há um questionamento que busca levar os alunos a perceberem o que é preciso para fazer uma boa apresentação de proposta oral. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Você também pode perguntar oralmente aos alunos. Esse questionamento tem a finalidade de iniciar a discussão sobre o assunto desta aula.
  • Antes de lançar a pergunta para turma, fale que esta aula envolve uma discussão sobre mudanças na lei dos agrotóxicos. Inclusive a lei sugere até a mudança do termo para “defensivo fitossanitário” e “produtos de controle ambiental”. Segundo os que defendem essa lei, a mudança vai provocar mais aceitação desses produtos. Você pode saber mais sobre isso a partir desta referência:

CAMPOS, Karina. Entenda o que está em jogo na lei dos agrotóxicos. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/06/entenda-o-que-esta-em-jogo-na-nova-lei-dos-agrotoxicos.html>. Acesso em: 15 jan. 2019.

  • Após as respostas dos alunos, apresente oralmente o conceito de agrotóxico segundo a Lei n° 7.802/89: "agrotóxicos são os produtos químicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da fauna ou flora, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimulantes e inibidores de crescimento".

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=juQLLHGtvVA&feature=youtu.be.
  • Exiba o vídeo até 10:23. Nesses minutos há a fala de dois deputados: o primeiro é contra as mudanças na legislação sobre os defensivos agrícolas e o segundo é a favor.
  • Em seguida, discuta o vídeo com os alunos, oralmente, a partir dos seguintes questionamentos:

É possível que os alunos não consigam memorizar as informações do vídeo para responder aos questionamentos. Por isso, peça total atenção ao que os deputados estão propondo e Aos argumentos que sustentam esta proposição. Se possível, peça que anotem no caderno palavras-chave que lembram os argumentos e as propostas identificadas por eles.

  • Qual é a proposta apresentada pelo primeiro deputado? Por que ele propõe isso?
  • O segundo deputado defende o quê?
  • Em uma apresentação de proposta oral, é importante manter um grau de formalidade maior, evitando o uso de gírias, expressões coloquiais etc. Além disso, é preciso ter mais atenção com as regras da gramática normativa. Com base nisso, a linguagem utilizada pelos deputados foi adequada ao contexto de uso?
  • As informações foram apresentadas de forma organizada?
  • Com base na fala dos deputados, qual é o objetivo principal de uma apresentação de proposta oral?

Materiais complementares:

Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a pergunta deste slide.
  • Faça esse questionamento para os alunos responderem oralmente.
  • É importante que eles percebam: em um contexto formal, quando nos expressamos oralmente, é preciso ter cuidado com a linguagem, por exemplo, evitar o uso de gírias e pronunciar adequadamente as palavras. Também é preciso utilizar um tom de voz harmonioso, sem alteração e obedecer o tempo pré-estabelecido para fala. Além disso, ao falar com um público, como exemplo, é preciso iniciar com cumprimentos para chamar a atenção dos ouvintes e agradecer ao final da apresentação. É necessário, ainda, cuidar da aparência, utilizando roupas adequadas para o ambiente onde irá ocorrer a apresentação.
  • Observe que também é necessário deixar claro o objetivo da apresentação e elencar razões (argumentos) para defesa do posicionamento.
  • Peça que os alunos escrevam no caderno a resposta para a pergunta do slide com base no que foi discutido no fechamento desta aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor.

Informações sobre o gênero: O gênero petição online circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado online é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.

Dificuldades antecipadas: memorizar as informações escutadas.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Esta aula está dividida em três momentos: no primeiro, há uma discussão prévia do assunto da aula para que os alunos possam entender melhor o contexto de produção da apresentação de proposta oral que está no desenvolvimento da aula; no segundo, há análise da apresentação oral feita por dois deputados na câmara; no terceiro, há um questionamento que busca levar os alunos a perceberem o que é preciso para fazer uma boa apresentação de proposta oral. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete o questionamento deste slide. Você também pode perguntar oralmente aos alunos. Esse questionamento tem a finalidade de iniciar a discussão sobre o assunto desta aula.
  • Antes de lançar a pergunta para turma, fale que esta aula envolve uma discussão sobre mudanças na lei dos agrotóxicos. Inclusive a lei sugere até a mudança do termo para “defensivo fitossanitário” e “produtos de controle ambiental”. Segundo os que defendem essa lei, a mudança vai provocar mais aceitação desses produtos. Você pode saber mais sobre isso a partir desta referência:

CAMPOS, Karina. Entenda o que está em jogo na lei dos agrotóxicos. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2018/06/entenda-o-que-esta-em-jogo-na-nova-lei-dos-agrotoxicos.html>. Acesso em: 15 jan. 2019.

  • Após as respostas dos alunos, apresente oralmente o conceito de agrotóxico segundo a Lei n° 7.802/89: "agrotóxicos são os produtos químicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da fauna ou flora, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimulantes e inibidores de crescimento".

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Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=juQLLHGtvVA&feature=youtu.be.
  • Exiba o vídeo até 10:23. Nesses minutos há a fala de dois deputados: o primeiro é contra as mudanças na legislação sobre os defensivos agrícolas e o segundo é a favor.
  • Em seguida, discuta o vídeo com os alunos, oralmente, a partir dos seguintes questionamentos:

É possível que os alunos não consigam memorizar as informações do vídeo para responder aos questionamentos. Por isso, peça total atenção ao que os deputados estão propondo e Aos argumentos que sustentam esta proposição. Se possível, peça que anotem no caderno palavras-chave que lembram os argumentos e as propostas identificadas por eles.

  • Qual é a proposta apresentada pelo primeiro deputado? Por que ele propõe isso?
  • O segundo deputado defende o quê?
  • Em uma apresentação de proposta oral, é importante manter um grau de formalidade maior, evitando o uso de gírias, expressões coloquiais etc. Além disso, é preciso ter mais atenção com as regras da gramática normativa. Com base nisso, a linguagem utilizada pelos deputados foi adequada ao contexto de uso?
  • As informações foram apresentadas de forma organizada?
  • Com base na fala dos deputados, qual é o objetivo principal de uma apresentação de proposta oral?

Materiais complementares:

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a pergunta deste slide.
  • Faça esse questionamento para os alunos responderem oralmente.
  • É importante que eles percebam: em um contexto formal, quando nos expressamos oralmente, é preciso ter cuidado com a linguagem, por exemplo, evitar o uso de gírias e pronunciar adequadamente as palavras. Também é preciso utilizar um tom de voz harmonioso, sem alteração e obedecer o tempo pré-estabelecido para fala. Além disso, ao falar com um público, como exemplo, é preciso iniciar com cumprimentos para chamar a atenção dos ouvintes e agradecer ao final da apresentação. É necessário, ainda, cuidar da aparência, utilizando roupas adequadas para o ambiente onde irá ocorrer a apresentação.
  • Observe que também é necessário deixar claro o objetivo da apresentação e elencar razões (argumentos) para defesa do posicionamento.
  • Peça que os alunos escrevam no caderno a resposta para a pergunta do slide com base no que foi discutido no fechamento desta aula.

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