Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
Pauta da notícia.
Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.
Todas as notícias devem estar em uma única pasta do Drive para possibilitar a última etapa da aula.
Informações sobre o gênero:
O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.
Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem sentir dificuldade em lidar com aspectos textuais-discursivos e formais ao mesmo tempo.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero Notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Comente com os alunos que, antes de publicar as notícias, é muito importante fazer uma revisão dos textos a fim de aprimorá-los e reescrevê-los.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Relembre com os alunos quais são os aspectos importantes e que necessitam de revisão nesta aula, listando critérios a partir das reflexões deles.
- Para ajudar nesta aula, pergunte aos alunos que aspectos consideram importantes em uma notícia. Caso os alunos não comentem, relembre com eles as seguintes questões:
- Nas notícias, os eventos não são narrados na ordem em que aconteceram (ordem cronológica), mas, sim, na ordem de relevância dos fatos (relatam-se, em primeiro lugar, os fatos considerados mais importantes; depois, narram-se os fatos menos importantes). Isto é feito para atrair a atenção do leitor.
- Os relatos, no texto noticioso, costumam ser escritos em terceira pessoa, o que produz um efeito de sentido de objetividade e de distanciamento em relação ao fato narrado, visando-se manter a neutralidade em relação ao que está sendo veiculado.
- É comum que, na notícia, haja declarações de pessoas envolvidas com o fato relatado (discurso direto), o que confere maior credibilidade à notícia e possibilita ao leitor uma visão mais clara quanto ao sujeito citado no texto, além de isentar, de certa forma, o jornalista da responsabilidade pelo que é dito.
- No texto noticioso, os adjetivos são pouco utilizados, pois eles podem revelar a opinião do jornalista e/ou do jornal/revista/portal de notícias para o qual ele escreve. O uso de adjetivos, em alguns casos, pode comprometer a credibilidade do jornal/revista/portal onde a notícia circula, contribuindo para que se produza um efeito de sentido de sensacionalismo. Justamente para que a notícia pareça neutra/imparcial, evita-se a utilização de adjetivos. Deste modo, na notícia, há, em geral, uma predominância de substantivos e verbos.
- A partir destas questões, elabore com o grupo uma ficha para a revisão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Após as reflexões iniciais, cada dupla de alunos fará a revisão dos seus textos. Os textos para esta aula precisam ser preparados previamente, pois somente farão a revisão do material já produzido.
- Cada dupla deverá levar em conta os aspectos conversados anteriormente para fazer a revisão e reescrita dos seus textos. Caso tenha sido possível uma troca anterior entre as duplas, os alunos também devem ver os comentários dos colegas e considerar nas sua revisão.
- Para a escrita (anterior) dos textos, sugerimos o uso do Google Docs, pois facilitará muito a reescrita e revisão dos textos nesta aula. Para usar o Google Docs os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail. Para saber mais sobre o Google Docs você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PDnoUqPk2Ho. Acesso em 27/01/2019. Para ajudar os alunos na criação das contas de email, você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FI3bQ92AmHM. Acesso em 27/01/2019.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Após a reescrita e revisão dos textos tendo como apoio os aspectos linguísticos levantados no início da aula, os alunos poderão comentar brevemente sobre a atividade desenvolvida nesta aula, trazendo os principais aspectos que foram melhorados nos seus textos.
- Abra um espaço para que cada dupla comente brevemente sua experiência.
- Na sequência, em uma outra aula, os alunos poderão refletir sobre a edição dos textos, a inserção de imagens, links e a publicação das notícias em um jornal online, blog ou site da escola.