Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
Pauta da notícia lida e comentada pelo professor a fim de sanar alguma dúvida ou sugerir algum encaminhamento. Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.
Informações sobre o gênero:
O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.
Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem encontrar dificuldades na escrita dos fatos principais da notícia de forma coesa e coerente.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
As notícias serão produzidas em duplas, no laboratório de informática da escola, usando o Google Docs. Caso você não tenha acesso à internet para todos os alunos, eles podem digitar seus textos em algum editor de texto offline e copiar posteriormente para a publicação das notícias em blogs, jornais online ou sites.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Retomar com todos o foco do trabalho: a textualização das notícias online.
- Retomar o conteúdo composicional das notícias online, podendo relembrar as aulas de Análise linguística, presentes nos planos 7, 8 e 9, como as marcas de imparcialidade, as escolhas lexicais, a ordenação dos fatos.
- Questione:
- Qual a primeira informação de uma notícia? E as demais? (Espera-se que respondam que primeiro a notícia tem de corresponder ao lide e, depois, as outras informações vão sendo inseridas por ordem decrescente de importância.)
- Qual o tempo verbal a ser empregado? Que efeito de sentido ele provoca no texto? (Espera-se que digam que como será relato de um fato já ocorrido, usarão o pretérito, provocando um efeito de imparcialidade. Já a transcrição dos entrevistados se dará no presente, inserindo um cunho mais reflexivo, argumentativo à notícia.)
- Entregue a pauta produzida anteriormente e comentada pelo professor para iniciar a textualização.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em duplas (ou trios) e solicite que busquem o planejamento da notícia que deve ter sido preparado previamente (para maiores detalhes sobre o planejamento da notícia, sugerimos acessar o plano 13 desta sequência)
- Neste momentos os alunos devem produzir a notícia preferencialmente em uma ferramenta digital para facilitar a posterior publicação da notícia. Sugerimos o uso do Google Docs que é de fácil acesso e uso. Para usar o Google Docs os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail. Para saber mais sobre o Google Docs você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PDnoUqPk2Ho. Acesso em 27/01/2019. Para ajudar os alunos na criação das contas de email, você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FI3bQ92AmHM. Acesso em 27/01/2019.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, solicite que os alunos comentem sobre suas notícias.
- Cada dupla (ou trio) pode comentar seu texto trazendo o título e os pontos de destaque da notícia para que os demais fiquem inteirados das notícias de todos os grupos.
- Caso tenha mais tempo, é interessante compartilhar as notícias entre as duplas para que possam ler e comentar os textos dos colegas. Para isso os alunos podem usar a ferramenta "comentários" disponivel no Google Docs.