15535
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Escrevendo uma notícia online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

Pauta da notícia lida e comentada pelo professor a fim de sanar alguma dúvida ou sugerir algum encaminhamento. Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.

Informações sobre o gênero:

O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.

Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem encontrar dificuldades na escrita dos fatos principais da notícia de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

As notícias serão produzidas em duplas, no laboratório de informática da escola, usando o Google Docs. Caso você não tenha acesso à internet para todos os alunos, eles podem digitar seus textos em algum editor de texto offline e copiar posteriormente para a publicação das notícias em blogs, jornais online ou sites.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retomar com todos o foco do trabalho: a textualização das notícias online.
  • Retomar o conteúdo composicional das notícias online, podendo relembrar as aulas de Análise linguística, presentes nos planos 7, 8 e 9, como as marcas de imparcialidade, as escolhas lexicais, a ordenação dos fatos.
  • Questione:
  • Qual a primeira informação de uma notícia? E as demais? (Espera-se que respondam que primeiro a notícia tem de corresponder ao lide e, depois, as outras informações vão sendo inseridas por ordem decrescente de importância.)
  • Qual o tempo verbal a ser empregado? Que efeito de sentido ele provoca no texto? (Espera-se que digam que como será relato de um fato já ocorrido, usarão o pretérito, provocando um efeito de imparcialidade. Já a transcrição dos entrevistados se dará no presente, inserindo um cunho mais reflexivo, argumentativo à notícia.)
  • Entregue a pauta produzida anteriormente e comentada pelo professor para iniciar a textualização.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em duplas (ou trios) e solicite que busquem o planejamento da notícia que deve ter sido preparado previamente (para maiores detalhes sobre o planejamento da notícia, sugerimos acessar o plano 13 desta sequência)
  • Neste momentos os alunos devem produzir a notícia preferencialmente em uma ferramenta digital para facilitar a posterior publicação da notícia. Sugerimos o uso do Google Docs que é de fácil acesso e uso. Para usar o Google Docs os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail. Para saber mais sobre o Google Docs você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PDnoUqPk2Ho. Acesso em 27/01/2019. Para ajudar os alunos na criação das contas de email, você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FI3bQ92AmHM. Acesso em 27/01/2019.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, solicite que os alunos comentem sobre suas notícias.
  • Cada dupla (ou trio) pode comentar seu texto trazendo o título e os pontos de destaque da notícia para que os demais fiquem inteirados das notícias de todos os grupos.
  • Caso tenha mais tempo, é interessante compartilhar as notícias entre as duplas para que possam ler e comentar os textos dos colegas. Para isso os alunos podem usar a ferramenta "comentários" disponivel no Google Docs.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

Pauta da notícia lida e comentada pelo professor a fim de sanar alguma dúvida ou sugerir algum encaminhamento. Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.

Informações sobre o gênero:

O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.

Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem encontrar dificuldades na escrita dos fatos principais da notícia de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

As notícias serão produzidas em duplas, no laboratório de informática da escola, usando o Google Docs. Caso você não tenha acesso à internet para todos os alunos, eles podem digitar seus textos em algum editor de texto offline e copiar posteriormente para a publicação das notícias em blogs, jornais online ou sites.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retomar com todos o foco do trabalho: a textualização das notícias online.
  • Retomar o conteúdo composicional das notícias online, podendo relembrar as aulas de Análise linguística, presentes nos planos 7, 8 e 9, como as marcas de imparcialidade, as escolhas lexicais, a ordenação dos fatos.
  • Questione:
  • Qual a primeira informação de uma notícia? E as demais? (Espera-se que respondam que primeiro a notícia tem de corresponder ao lide e, depois, as outras informações vão sendo inseridas por ordem decrescente de importância.)
  • Qual o tempo verbal a ser empregado? Que efeito de sentido ele provoca no texto? (Espera-se que digam que como será relato de um fato já ocorrido, usarão o pretérito, provocando um efeito de imparcialidade. Já a transcrição dos entrevistados se dará no presente, inserindo um cunho mais reflexivo, argumentativo à notícia.)
  • Entregue a pauta produzida anteriormente e comentada pelo professor para iniciar a textualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em duplas (ou trios) e solicite que busquem o planejamento da notícia que deve ter sido preparado previamente (para maiores detalhes sobre o planejamento da notícia, sugerimos acessar o plano 13 desta sequência)
  • Neste momentos os alunos devem produzir a notícia preferencialmente em uma ferramenta digital para facilitar a posterior publicação da notícia. Sugerimos o uso do Google Docs que é de fácil acesso e uso. Para usar o Google Docs os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail. Para saber mais sobre o Google Docs você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PDnoUqPk2Ho. Acesso em 27/01/2019. Para ajudar os alunos na criação das contas de email, você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FI3bQ92AmHM. Acesso em 27/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, solicite que os alunos comentem sobre suas notícias.
  • Cada dupla (ou trio) pode comentar seu texto trazendo o título e os pontos de destaque da notícia para que os demais fiquem inteirados das notícias de todos os grupos.
  • Caso tenha mais tempo, é interessante compartilhar as notícias entre as duplas para que possam ler e comentar os textos dos colegas. Para isso os alunos podem usar a ferramenta "comentários" disponivel no Google Docs.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano