Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A biografia romanceada - finalização, circulação e divulgação das produções
Finalidade da aula: Revisar a produção textual, reunir os capítulos de biografias romanceadas para produzir uma coletânea e programar-se para promover sua circulação.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Biografia romanceada/ Entrevista oral
Objeto(s) do conhecimento: Revisão / edição de texto informativo e opinativo / Fono-ortografia
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP08), (EF09LP04)
Sobre esta aula: esta é última aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Versões anteriores das biografias produzidas, material de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade na produção da versão final de seus textos, assim como em identificar seus papéis durante o processo de circulação da coletânea; auxilie-os no momento da reescrita, circulando entre os grupos. Em relação à circulação dos textos, prepare os alunos para atender, adequadamente, o público presente no lançamento da coletânea de biografias, que pode ser feito no horário anterior ou posterior às aulas ou em um intervalo previamente acordado com a direção da escola. Deixe claro a cada aluno o papel de cada um: quem ficará responsável pelos convites aos biografados para que prestigiem o evento, quem serão os recepcionistas, quem explicará a sequência e propósito do trabalho.
Referências sobre o assunto:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf. Acesso em 24/10/2018.
Código: LPO9_04SQA15
(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes