Atividade para impressão - Tabela de funções I - LPO9_04SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: A biografia romanceada - finalização, circulação e divulgação das produções
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é última aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Versões anteriores das biografias produzidas, material de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade na produção da versão final de seus textos, assim como em identificar seus papéis durante o processo de circulação da coletânea; auxilie-os no momento da reescrita, circulando entre os grupos. Em relação à circulação dos textos, prepare os alunos para atender, adequadamente, o público presente no lançamento da coletânea de biografias, que pode ser feito no horário anterior ou posterior às aulas ou em um intervalo previamente acordado com a direção da escola. Deixe claro a cada aluno o papel de cada um: quem ficará responsável pelos convites aos biografados para que prestigiem o evento, quem serão os recepcionistas, quem explicará a sequência e propósito do trabalho.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html .Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf. Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para a classe e explique que é o momento de se finalizar as versões do texto e pensar na circulação das coletâneas que serão produzidas.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos nas equipes de trabalho e distribua as versões dos textos que contemplam suas anotações.
- Peça às equipes que leiam, cuidadosamente o texto e seus comentários.
- Explique à turma que eles deverão produzir a última versão do texto e que você circulará pelas equipes para auxiliá-los nessa tarefa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Circule pelas equipes, discutindo as dificuldades encontradas por cada um com eles; ouça suas dúvidas e procure solucioná-las.
- Oriente os alunos para que releiam as versões anteriores do texto e observem seu progresso.
- Após o esclarecimento das dúvidas, peça aos alunos que reescrevam, mais uma vez, seu texto, revisando, inclusive, as questões ortográficas e gramaticais.
- Combine com a classe um padrão para a digitação dos trabalhos (tipo e tamanho de fonte, espaçamentos) para que os textos sejam padronizados. Caso não haja tempo hábil, esse trabalho poderá ser feito como tarefa de casa.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que nomeiem possíveis funções a serem exercidas por eles durante o lançamento da coletânea.
Fechamento
Orientações:
- Leia a lista de elementos pré-determinados que deverão ser elaborados pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a com outros elementos como resumo, posfácio, apêndices, se desejar
Fechamento
Orientações:
- Leia a lista de funções pré-determinadas que deverão ser desempenhadas pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a, se necessário.
Fechamento
Orientações:
- Leia a lista de funções pré-determinadas que deverão ser desempenhadas pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a, se necessário.
Fechamento
Orientações:
- Combine com os alunos quem ficará responsável por cada elemento que deverá fazer parte dessa coletânea, além dos textos biográficos romanceados produzidos. Para isso, peça voluntários entre os grupos para realizar cada uma das partes e complete a tabela.
- Agende com os alunos que forem selecionados a data de entrega dos textos, que de ser feita com antecedência para contemplar a revisão; esclareça ao grupo o que se espera de cada uma das partes e repasse com eles os combinados em relação à formatação, para garantir a padronização dos trabalhos.
Materiais complementares: Para cópia da tabela, clique aqui.
Fechamento
Orientações:
- A seguir, combine com os demais alunos quem ficará responsável por cada papel no momento de lançamento dessa coletânea. Para isso, peça a eles completem a tabela acima com a função designada a cada um.
- Combine com os apresentadores e os responsáveis pelos agradecimentos finais a data para entrega de um rascunho do “discurso”, que deve ser breve.
- Instrua os alunos a optarem por tarefas com as quais se sintam confortáveis.
- Notifique aos alunos que, aqueles que não estiverem designados para uma função específica, ficarão responsáveis pela divulgação do evento pela escola e apoio geral durante o lançamento.
- Agende com a classe a data do evento.
Materiais complementares: Para cópia da segunda parte da tabela, clique aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Padlet.
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo arquivo (vídeo ou áudio), peça que os alunos resgatem o texto produzido na aula anterior (de acordo com as orientações do plano disponível aqui) e façam uma revisão conforme as orientações presentes no slide Introdução, sendo que o professor já deverá ter feito uma leitura dos textos produzidos. Diga que é importante que se organizem em pequenos grupos, por WhatsApp, para realizar a atividade. No mesmo aúdio ou vídeo, peça ainda que os aluno iniciem, em seus grupos, a produção final de seus textos.
Desenvolvimento
No mesmo áudio, vídeo ou mensagem de texto, diga aos alunos para que reescrevam o texto final e deixe também indicações para a formatação do texto (fonte, tamanho etc.). Caso seja viável, disponibilize um template no Google Docs ou o envie por e-mail para que os alunos consigam padronizar os textos da sala. Oriente-os ainda que, ao produzir o texto final, releiam as outras versões para observar o processo da construção do texto.
Fechamento
O plano de aula sugere um lançamento da coletânea produzida pelos alunos. Considerando o ensino remoto, a criação de eventos em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, pode ser uma alternativa mais viável. Para isso, por meio de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se dividam em funções (conforme os slides de fechamento) para organizar a coletânea e o evento (se puder, faça essa divisão em um momento síncrono, via Google Meets ou Zoom).
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para ler os textos produzidos. Além disso, a família pode auxiliar na divulgação do evento e apreciar, durante a ocasião, a coletânea da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A biografia romanceada - finalização, circulação e divulgação das produções
Finalidade da aula: Revisar a produção textual, reunir os capítulos de biografias romanceadas para produzir uma coletânea e programar-se para promover sua circulação.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Biografia romanceada/ Entrevista oral
Objeto(s) do conhecimento: Revisão / edição de texto informativo e opinativo / Fono-ortografia
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP08), (EF09LP04)
Sobre esta aula: esta é última aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Versões anteriores das biografias produzidas, material de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade na produção da versão final de seus textos, assim como em identificar seus papéis durante o processo de circulação da coletânea; auxilie-os no momento da reescrita, circulando entre os grupos. Em relação à circulação dos textos, prepare os alunos para atender, adequadamente, o público presente no lançamento da coletânea de biografias, que pode ser feito no horário anterior ou posterior às aulas ou em um intervalo previamente acordado com a direção da escola. Deixe claro a cada aluno o papel de cada um: quem ficará responsável pelos convites aos biografados para que prestigiem o evento, quem serão os recepcionistas, quem explicará a sequência e propósito do trabalho.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html .Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf. Acesso em 24/10/2018.