15534
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A biografia romanceada - finalização, circulação e divulgação das produções

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de texto.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é última aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Versões anteriores das biografias produzidas, material de uso diário: papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade na produção da versão final de seus textos, assim como em identificar seus papéis durante o processo de circulação da coletânea; auxilie-os no momento da reescrita, circulando entre os grupos. Em relação à circulação dos textos, prepare os alunos para atender, adequadamente, o público presente no lançamento da coletânea de biografias, que pode ser feito no horário anterior ou posterior às aulas ou em um intervalo previamente acordado com a direção da escola. Deixe claro a cada aluno o papel de cada um: quem ficará responsável pelos convites aos biografados para que prestigiem o evento, quem serão os recepcionistas, quem explicará a sequência e propósito do trabalho.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf. Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para a classe e explique que é o momento de se finalizar as versões do texto e pensar na circulação das coletâneas que serão produzidas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nas equipes de trabalho e distribua as versões dos textos que contemplam suas anotações.
  • Peça às equipes que leiam, cuidadosamente o texto e seus comentários.
  • Explique à turma que eles deverão produzir a última versão do texto e que você circulará pelas equipes para auxiliá-los nessa tarefa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Circule pelas equipes, discutindo as dificuldades encontradas por cada um com eles; ouça suas dúvidas e procure solucioná-las.
  • Oriente os alunos para que releiam as versões anteriores do texto e observem seu progresso.
  • Após o esclarecimento das dúvidas, peça aos alunos que reescrevam, mais uma vez, seu texto, revisando, inclusive, as questões ortográficas e gramaticais.
  • Combine com a classe um padrão para a digitação dos trabalhos (tipo e tamanho de fonte, espaçamentos) para que os textos sejam padronizados. Caso não haja tempo hábil, esse trabalho poderá ser feito como tarefa de casa.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que nomeiem possíveis funções a serem exercidas por eles durante o lançamento da coletânea.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a lista de elementos pré-determinados que deverão ser elaborados pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a com outros elementos como resumo, posfácio, apêndices, se desejar

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a lista de funções pré-determinadas que deverão ser desempenhadas pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a, se necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a lista de funções pré-determinadas que deverão ser desempenhadas pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a, se necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Combine com os alunos quem ficará responsável por cada elemento que deverá fazer parte dessa coletânea, além dos textos biográficos romanceados produzidos. Para isso, peça voluntários entre os grupos para realizar cada uma das partes e complete a tabela.
  • Agende com os alunos que forem selecionados a data de entrega dos textos, que de ser feita com antecedência para contemplar a revisão; esclareça ao grupo o que se espera de cada uma das partes e repasse com eles os combinados em relação à formatação, para garantir a padronização dos trabalhos.

Materiais complementares: Para cópia da tabela, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A seguir, combine com os demais alunos quem ficará responsável por cada papel no momento de lançamento dessa coletânea. Para isso, peça a eles completem a tabela acima com a função designada a cada um.
  • Combine com os apresentadores e os responsáveis pelos agradecimentos finais a data para entrega de um rascunho do “discurso”, que deve ser breve.
  • Instrua os alunos a optarem por tarefas com as quais se sintam confortáveis.
  • Notifique aos alunos que, aqueles que não estiverem designados para uma função específica, ficarão responsáveis pela divulgação do evento pela escola e apoio geral durante o lançamento.
  • Agende com a classe a data do evento.

Materiais complementares: Para cópia da segunda parte da tabela, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é última aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Versões anteriores das biografias produzidas, material de uso diário: papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade na produção da versão final de seus textos, assim como em identificar seus papéis durante o processo de circulação da coletânea; auxilie-os no momento da reescrita, circulando entre os grupos. Em relação à circulação dos textos, prepare os alunos para atender, adequadamente, o público presente no lançamento da coletânea de biografias, que pode ser feito no horário anterior ou posterior às aulas ou em um intervalo previamente acordado com a direção da escola. Deixe claro a cada aluno o papel de cada um: quem ficará responsável pelos convites aos biografados para que prestigiem o evento, quem serão os recepcionistas, quem explicará a sequência e propósito do trabalho.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf. Acesso em 24/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para a classe e explique que é o momento de se finalizar as versões do texto e pensar na circulação das coletâneas que serão produzidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nas equipes de trabalho e distribua as versões dos textos que contemplam suas anotações.
  • Peça às equipes que leiam, cuidadosamente o texto e seus comentários.
  • Explique à turma que eles deverão produzir a última versão do texto e que você circulará pelas equipes para auxiliá-los nessa tarefa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Circule pelas equipes, discutindo as dificuldades encontradas por cada um com eles; ouça suas dúvidas e procure solucioná-las.
  • Oriente os alunos para que releiam as versões anteriores do texto e observem seu progresso.
  • Após o esclarecimento das dúvidas, peça aos alunos que reescrevam, mais uma vez, seu texto, revisando, inclusive, as questões ortográficas e gramaticais.
  • Combine com a classe um padrão para a digitação dos trabalhos (tipo e tamanho de fonte, espaçamentos) para que os textos sejam padronizados. Caso não haja tempo hábil, esse trabalho poderá ser feito como tarefa de casa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que nomeiem possíveis funções a serem exercidas por eles durante o lançamento da coletânea.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a lista de elementos pré-determinados que deverão ser elaborados pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a com outros elementos como resumo, posfácio, apêndices, se desejar

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a lista de funções pré-determinadas que deverão ser desempenhadas pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a, se necessário.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a lista de funções pré-determinadas que deverão ser desempenhadas pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas e ampliando-a, se necessário.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Combine com os alunos quem ficará responsável por cada elemento que deverá fazer parte dessa coletânea, além dos textos biográficos romanceados produzidos. Para isso, peça voluntários entre os grupos para realizar cada uma das partes e complete a tabela.
  • Agende com os alunos que forem selecionados a data de entrega dos textos, que de ser feita com antecedência para contemplar a revisão; esclareça ao grupo o que se espera de cada uma das partes e repasse com eles os combinados em relação à formatação, para garantir a padronização dos trabalhos.

Materiais complementares: Para cópia da tabela, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A seguir, combine com os demais alunos quem ficará responsável por cada papel no momento de lançamento dessa coletânea. Para isso, peça a eles completem a tabela acima com a função designada a cada um.
  • Combine com os apresentadores e os responsáveis pelos agradecimentos finais a data para entrega de um rascunho do “discurso”, que deve ser breve.
  • Instrua os alunos a optarem por tarefas com as quais se sintam confortáveis.
  • Notifique aos alunos que, aqueles que não estiverem designados para uma função específica, ficarão responsáveis pela divulgação do evento pela escola e apoio geral durante o lançamento.
  • Agende com a classe a data do evento.

Materiais complementares: Para cópia da segunda parte da tabela, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano