15533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A composição de uma biografia romanceada - revisão

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre redigir a segunda versão de um texto para compor um capítulo de uma biografia romanceada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A composição de uma biografia romanceada - revisão

Finalidade da aula: Redigir a segunda versão de um texto para compor um capítulo de uma biografia romanceada.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Biografia romanceada/ Entrevista oral

Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais/ Textualização

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP06), (EF69LP07)

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

 

Materiais necessários: Material de usos cotidiano: papel e caneta ou computador com programa de edição de textos.

 

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu  autor.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em adequar o texto ao tamanho ao proposto para o projeto (máximo de 2 páginas); oriente os alunos na seleção dos conteúdos/ imagens que comporão o capítulo da biografia para que não ultrapasse a extensão pretendida, advertindo-os de que os textos comporão uma coletânea que será compartilhada com a comunidade escolar ficando, posteriormente, em exposição na biblioteca da escola.

 

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos

  • LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf


Código: LPO9_04SQA14

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas