15533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A composição de uma biografia romanceada - revisão

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre redigir a segunda versão de um texto para compor um capítulo de uma biografia romanceada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.

Introdução 
Envie aos alunos o vídeo disponível no slide Introdução e pergunte, por meio de áudio ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma, se consideram importante haver um segundo olhar sobre as coisas que produzem. Oriente-os a enviar as respostas pelo WhastApp, dando um prazo breve para que eles respondam à questão. Ressalte ainda a importância do processo de revisão dos textos.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que os grupos troquem os seus textos com os outros grupos, enviando-os por e-mail ou compartilhando os arquivos por meio do Google Docs (nesta ferramenta, é possível que os colegas façam comentários e deem sugestões). Feito isso, oriente que eles façam, em grupo (discutindo no coletivo), uma revisão comentada dos textos dos outros grupos, apontando o que pode ser aprimorado na primeira versão da biografia romanceada (verifique, no plano 13 desta sequência de atividades, os critérios de avaliação). Quando as revisões acabarem, peça que os alunos de cada grupo retomem as suas produções, leiam os comentários deixados pelos colegas dos outros grupos e escrevam, assim, uma segunda versão, aprimorando o texto.

Fechamento
Envie a cada grupo, por meio de áudio, algumas novas orientações: peça que eles finalizem a produção da segunda versão e que procurem, na internet, uma imagem para ilustrar a biografia romanceada. Encerre a aula comunicando à classe que a produção será finalizada no próximo encontro, em que também serão acertados os detalhes do lançamento da coletânea.

Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula estabelecendo diálogos produtivos com os alunos. Convide a família a revisar a produção dos alunos, verificando a coerência dos textos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04SQA14

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0,

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas