15532
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - A composição de uma biografia romanceada - planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre estratégia de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Fontes de pesquisa utilizadas nas aulas anteriores, dicionários, material de uso diário: papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o público-alvo, o suporte e os meios de circulação do trabalho final. Oriente-os, deixando clara a finalidade do trabalho.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e esclareça que, nesta etapa, eles deverão elaborar uma primeira versão de um capítulo pertencente ao gênero biografia romanceada.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que relatem, livremente, o que se lembram sobre as características do gênero. Espera-se que eles se lembrem das características mais marcantes, como o respeito à cronologia, emprego de linguagem literária, compromisso com a verdade, fatos narrados pelo viés do biógrafo, presença de elementos narrativos, dentre outras. Uma lista mais completa será apresentada no slide seguinte.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente essa lista aos alunos e verifique se todos os elementos aqui presentes foram mencionados por eles.
  • Retome conceitos que considerar importante.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho, com os mesmos integrantes que realizaram as entrevistas.
  • Explique a tarefa que deverão cumprir, lendo as recomendações do slide e esclarecendo possíveis dúvidas.
  • Incentive os alunos a tirar suas dúvidas nesse momento; isso facilitará o processo de produção.
  • Lembre-se de que essa primeira produção tem caráter investigatório e servirá para observar o domínio que os alunos possuem quanto ao gênero e delimitar as próximas etapas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reserve cerca de 10 minutos para esta etapa.
  • Exiba a tabela acima ou distribua uma cópia para cada equipe. O modelo está disponível em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que preencham os espaços com as informações solicitadas.
  • Caso haja necessidade, esclareça o que se espera em cada item.
  • Circule entre os grupos, auxiliando-os nesse planejamento.

Materiais complementares: Para cópias da tabela, acesse aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia as dicas para os alunos de forma a orientá-los para a escrita da primeira versão do texto.
  • Peça a eles que iniciem a produção dos textos.
  • Circule pelas equipes, acompanhando a evolução dos trabalhos.
  • Forneça o suporte necessário e realinhe os trabalhos, caso marcas importantes do gênero estejam ausentes.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Distribua uma cópia da tabela acima para cada equipe e peça aos integrantes de cada grupo que procedam à autoavaliação.
  • Caso a primeira versão não tenha sido concluída - o que é bastante provável - combine com os alunos a data para apresentação desse rascunho inicial.
  • Oriente-os de que, após a autoavaliação, alguns itens podem precisar de ajustes. É essa versão já previamente ajustada que deverá ser apresentada no próximo encontro.
  • Caso você tenha mais aulas disponíveis para a execução desta sequência, não é necessário pedir que o texto seja finalizado em casa.

Materiais complementares: Para cópias da tabela de autoavaliação, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Fontes de pesquisa utilizadas nas aulas anteriores, dicionários, material de uso diário: papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o público-alvo, o suporte e os meios de circulação do trabalho final. Oriente-os, deixando clara a finalidade do trabalho.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos e esclareça que, nesta etapa, eles deverão elaborar uma primeira versão de um capítulo pertencente ao gênero biografia romanceada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que relatem, livremente, o que se lembram sobre as características do gênero. Espera-se que eles se lembrem das características mais marcantes, como o respeito à cronologia, emprego de linguagem literária, compromisso com a verdade, fatos narrados pelo viés do biógrafo, presença de elementos narrativos, dentre outras. Uma lista mais completa será apresentada no slide seguinte.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente essa lista aos alunos e verifique se todos os elementos aqui presentes foram mencionados por eles.
  • Retome conceitos que considerar importante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho, com os mesmos integrantes que realizaram as entrevistas.
  • Explique a tarefa que deverão cumprir, lendo as recomendações do slide e esclarecendo possíveis dúvidas.
  • Incentive os alunos a tirar suas dúvidas nesse momento; isso facilitará o processo de produção.
  • Lembre-se de que essa primeira produção tem caráter investigatório e servirá para observar o domínio que os alunos possuem quanto ao gênero e delimitar as próximas etapas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reserve cerca de 10 minutos para esta etapa.
  • Exiba a tabela acima ou distribua uma cópia para cada equipe. O modelo está disponível em materiais complementares.
  • Peça aos alunos que preencham os espaços com as informações solicitadas.
  • Caso haja necessidade, esclareça o que se espera em cada item.
  • Circule entre os grupos, auxiliando-os nesse planejamento.

Materiais complementares: Para cópias da tabela, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia as dicas para os alunos de forma a orientá-los para a escrita da primeira versão do texto.
  • Peça a eles que iniciem a produção dos textos.
  • Circule pelas equipes, acompanhando a evolução dos trabalhos.
  • Forneça o suporte necessário e realinhe os trabalhos, caso marcas importantes do gênero estejam ausentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Distribua uma cópia da tabela acima para cada equipe e peça aos integrantes de cada grupo que procedam à autoavaliação.
  • Caso a primeira versão não tenha sido concluída - o que é bastante provável - combine com os alunos a data para apresentação desse rascunho inicial.
  • Oriente-os de que, após a autoavaliação, alguns itens podem precisar de ajustes. É essa versão já previamente ajustada que deverá ser apresentada no próximo encontro.
  • Caso você tenha mais aulas disponíveis para a execução desta sequência, não é necessário pedir que o texto seja finalizado em casa.

Materiais complementares: Para cópias da tabela de autoavaliação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano