Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Fontes de pesquisa utilizadas nas aulas anteriores, dicionários, material de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o público-alvo, o suporte e os meios de circulação do trabalho final. Oriente-os, deixando clara a finalidade do trabalho.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos e esclareça que, nesta etapa, eles deverão elaborar uma primeira versão de um capítulo pertencente ao gênero biografia romanceada.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que relatem, livremente, o que se lembram sobre as características do gênero. Espera-se que eles se lembrem das características mais marcantes, como o respeito à cronologia, emprego de linguagem literária, compromisso com a verdade, fatos narrados pelo viés do biógrafo, presença de elementos narrativos, dentre outras. Uma lista mais completa será apresentada no slide seguinte.
Introdução
Orientações:
- Apresente essa lista aos alunos e verifique se todos os elementos aqui presentes foram mencionados por eles.
- Retome conceitos que considerar importante.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos nos grupos de trabalho, com os mesmos integrantes que realizaram as entrevistas.
- Explique a tarefa que deverão cumprir, lendo as recomendações do slide e esclarecendo possíveis dúvidas.
- Incentive os alunos a tirar suas dúvidas nesse momento; isso facilitará o processo de produção.
- Lembre-se de que essa primeira produção tem caráter investigatório e servirá para observar o domínio que os alunos possuem quanto ao gênero e delimitar as próximas etapas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Reserve cerca de 10 minutos para esta etapa.
- Exiba a tabela acima ou distribua uma cópia para cada equipe. O modelo está disponível em materiais complementares.
- Peça aos alunos que preencham os espaços com as informações solicitadas.
- Caso haja necessidade, esclareça o que se espera em cada item.
- Circule entre os grupos, auxiliando-os nesse planejamento.
Materiais complementares: Para cópias da tabela, acesse aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia as dicas para os alunos de forma a orientá-los para a escrita da primeira versão do texto.
- Peça a eles que iniciem a produção dos textos.
- Circule pelas equipes, acompanhando a evolução dos trabalhos.
- Forneça o suporte necessário e realinhe os trabalhos, caso marcas importantes do gênero estejam ausentes.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Distribua uma cópia da tabela acima para cada equipe e peça aos integrantes de cada grupo que procedam à autoavaliação.
- Caso a primeira versão não tenha sido concluída - o que é bastante provável - combine com os alunos a data para apresentação desse rascunho inicial.
- Oriente-os de que, após a autoavaliação, alguns itens podem precisar de ajustes. É essa versão já previamente ajustada que deverá ser apresentada no próximo encontro.
- Caso você tenha mais aulas disponíveis para a execução desta sequência, não é necessário pedir que o texto seja finalizado em casa.
Materiais complementares: Para cópias da tabela de autoavaliação, clique aqui.