15530
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dicionário: um recurso para escrever de acordo com as normas ortográficas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre identificar irregularidades ortográficas em palavras e corrigi-las utilizando o dicionário.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Dicionário: um recurso para escrever de acordo com as normas ortográficas

Finalidade da aula: Identificar irregularidades ortográficas em palavras e corrigi-las utilizando o dicionário.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é  recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

 

Orientações:

  1. Na confecção dos materiais elencados nos slides, caso queira plastifique-os de forma caseira. Link instrucional:  https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. 01 de dezembro de 2018.

 

Materiais necessários: projetor de slides, cópias de folha impressa, cartolina ou papel cartão, ferro de passar roupas e plástico.

 

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

BEBETH, Cantinho da Eliza. Como plastificar em casa com o ferro de passar roupa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 2 de dezembro de 2018.


Código: LPO3_14ATS02

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas