15529
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dicionário e ortografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre conhecer o dicionário aprendendo a busca de palavras.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Dicionário e ortografia

Finalidade da aula: Levantar hipóteses sobre irregularidades ortográficas, conhecer o dicionário aprendendo a busca de palavras

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é  recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

 

Orientações:

  1. Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.

 

Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.

 

Referências sobre o assunto:

AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.


Código: LPO3_14ATS01

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas