Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Metrificação no haicai
Finalidade da aula: Analisar a métrica do haicai, percebendo a importância das sílabas poéticas no exercício de composição do gênero.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48, EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Fotocópias de poemas previamente selecionados, projetor, caixa de som, celulares, computadores ou tablets com acesso à internet.
Dificuldades antecipadas: Entender e aplicar o conceito de metrificação. Para isso, é importante investir em exercícios, em duplas, para que eles possam testar as possibilidades e compreender a diferença entre sílaba gramatical e sílaba poética.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
Clement, Rose: Haicai e suas teorias. Disponível em: <http://www.sumauma.net/haicai/haicai-silabas.html>. Acesso em: 12 set 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 05 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 05 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Revista Metamorfosis. “Introdução ao Haicai”. Disponível em: < http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Código: LPO9_03SQA05
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
AULA 03
AULA 08
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes