15523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Metrificação no haicai

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre metrificação no haicai

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos o vídeo disponível no slide Introdução (ou disponibilize o link) e peça que eles expliquem a diferença entre sílaba poética e sílaba métrica, e a importância da métrica nos haicais. Oriente que eles enviem as respostas em um curto prazo. Quando terminarem, envie um novo vídeo e levante os questionamentos presentes nas instruções da aula, apresentando a metrificação do haicai do slide Introdução. Oriente-os a enviar as suas respostas pelo WhatsApp ou e-mail.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, oriente que os alunos se organizem em trios ou duplas, criando um grupo no WhastApp onde poderão discutir colaborativamente. Entregue para cada grupo as coletâneas de haicais disponíveis em Material complementar, pedindo que eles façam a metrificação a partir da contagem das sílabas poéticas. Peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas a todos da turma. Se possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos poderão apresentar as suas respostas e discutir a metrificação dos haicais, comparando-as com as dos outros grupos. Disponibilize, no final, uma breve explicação sobre a estrutura do haicai, conforme as orientações do plano.

Fechamento
Envie o vídeo disponível no slide Fechamento e, por áudio, leia a frase de Adriana Calcanhoto, pedindo que os alunos comentem-na, por meio de sínteses, com base no que aprenderam na aula. Peça que eles respondam pelo grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.

Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório de haicais dos alunos. Convide-os a apreciar os poemas do Grêmio Haicai-Ipê, disponíveis aqui. Além disso, a família pode auxiliar na contagem das sílabas métricas, por meio da escuta atenta dos sons, brincando com a musicalidade dos haicais.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA05

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas