15522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A estrutura composicional do haicai

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre composição de haicais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A estrutura composicional do haicai

Finalidade da aula: Entrar em contato com a estrutura do haicai percebendo o efeito de sentido e função de cada verso,  (situação-ação-transformação).

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Haicai

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48, EF89LP37

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários:  Computador com acesso à internet e caixas de som, fotocópia dos haicais selecionados e disponíveis no material complementar, “guia sobre o haicai” previamente criado com os alunos (item válido se estiver seguindo a sequência de aulas), lápis, caderno ou folhas em branco. Alternativa para falta de internet: impressão das imagens retiradas do vídeo.

Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas. O objetivo da atividade realizada no desenvolvimento é propor aos alunos que remontem os poemas pensando na relação entre os versos : situação - ação - transformação.

Dificuldades antecipadas: Perceber que o haicai não é apenas um texto com três linhas, mas que existe uma proposição estrutural planejada, com apresentação de uma situação inicial, rompida pelo último verso. Para isso, recomenda-se foco na discussão sobre os  haicais visuais que fazem parte da introdução da aula.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai.  Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>.  Acesso em: 13 ago. 2018.

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.


Código: LPO9_03SQA04

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas