15522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A estrutura composicional do haicai

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre composição de haicais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Pergunte a eles se, para ser um haicai, o poema precisa apenas ter 3 versos. Peça que os alunos, em um breve período de tempo, enviem as suas impressões pelo WhatsApp. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
Envie aos alunos o vídeo disponível no slide Introdução (ou disponibilize o link) e peça, por meio de um áudio, que eles comparem-no com um haicai. Pelo áudio, levente os questionamentos presentes nas instruções da aula, de modo que os alunos comparem as imagens do vídeo com a estrutura de um haicai. Oriente-os a enviar as suas respostas pelo WhatsApp ou e-mail.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, oriente que os alunos se organizem em grupos, criando um grupo no WhastApp onde poderão discutir colaborativamente. Entregue para cada grupo as coletâneas disponíveis em Material complementar, pedindo que eles organizem os versos (que devem estar embaralhados) na ordem que julgarem mais adequada. Peça que um aluno de cada grupo envie as suas respostas a todos da turma. Se possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos poderão apresentar as suas respostas e discutir as suas escolhas, comparando-as com as escolhas dos outros grupos. Disponibilize, no final, os haicais originais para que eles comparem com os seus.

Fechamento
Por meio de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos retomem a questão inicial da aula e respondam, de acordo com as conclusões que fizeram a partir desta aula, se um texto apenas precisa ter 3 versos para ser um haicai. Peça que eles respondam pelo grupo de WhatsApp da turma ao qual todos tenham acesso.

Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório de haicais dos alunos. Convide-os a apreciar os poemas do Grêmio Haicai-Ipê, disponíveis aqui.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA04

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas