15520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de haicais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura de haicais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Leitura de haicais

Finalidade da aula: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Haicai

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura - apreciação e réplica

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP33

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Cópias da coletânea de poemas (ou projeção da coletânea), computador ou tablet com acesso à internet, celular com câmera fotográfica ou câmera fotográfica. Impressora. Pode ser necessário cabo para transferência das fotos da câmera para o computador.

Alternativa para a falta de internet, computador e câmera fotográfica: lápis de desenho e folha sulfite/papel canson.

Dificuldades antecipadas: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações. Para sensibilizar os meninos, é possível guiar a leitura para que eles percebam como o haicai retrata aspectos simples, ligados à natureza e a fatos cotidianos.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista Brasileira de Haicai.  Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.

Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso em: 13/8/2018.


Código: LPO9_03SQA03

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas