15520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de haicais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura de haicais

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Cópias da coletânea de poemas (ou projeção da coletânea), computador ou tablet com acesso à internet, celular com câmera fotográfica ou câmera fotográfica. Impressora. Pode ser necessário cabo para transferência das fotos da câmera para o computador.

Alternativa para a falta de internet, computador e câmera fotográfica: lápis de desenho e folha sulfite/papel canson.

Dificuldades antecipadas: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações. Para sensibilizar os meninos, é possível guiar a leitura para que eles percebam como o haicai retrata aspectos simples, ligados à natureza e a fatos cotidianos.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.

Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso em: 13/8/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide (ou escreva no quadro) e leia o tema da aula com os alunos.
  • Convide-os a pensar sobre o olhar poético. O que eles entendem por olhar poético?
  • Ouça os alunos e faça as conduções que julgar pertinentes mediante as colocações.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou imprima os slides com os poemas e leia com a sala.
  • Discuta brevemente os sentidos dos poemas lidos.
  • Que cena retratam? Sobre qual aspecto do cotidiano repousam o olhar?
  • Há aspectos do dia a dia, do espaço que vocês frequentam, que poderiam tornar-se inspiração para haicais como estes?
  • Quanto à temática, o que chama a atenção nos poemas? Espera-se que os alunos percebam que os poemas abordam questões simples do cotidiano, cenas comuns, que passariam despercebidas aos olhos de muitas pessoas.
  • Procure despertar o olhar dos alunos para o fato de que os haicais olham para um momento simples, do cotidiano.
  • Caso julgue necessário e haja tempo disponível, amplie a coletânea ou incorpore haicais cuja temática se adapte melhor a sua região.

Fonte dos poemas

Leminski, P. - disponível em: https://kakinet.com/caqui/leminsha.htm - Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Onitsura. - disponível em: https://kakinet.com/caqui/antojapp.shtml - Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Clement, R. - disponível em: ttp://www.sumauma.net/haicai/haiku_2012.pdf -Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Shiki - disponível em: https://kakinet.com/caqui/antojapi.shtml - Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Materiais complementares:

Se desejar ampliar/alterar a coletânea, consulte os materiais abaixo:

Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.

Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso: em 13/8/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações:

  • Lidos os poemas, peça que os alunos saiam pela escola com o celular/câmera nas mãos. Eles devem procurar, pelo espaço da escola, cenas que dialoguem com os haicais lidos ou que possam servir como uma ilustração fiel. Desta forma, os alunos ampliarão o olhar para aspectos do cotidiano, exercitando o mesmo olhar que teve o poeta ao tornar haicai tais cenas.
  • Estas cenas devem ser fotografadas para, no final, ser compiladas em uma apresentação. Ela pode ser feita no aplicativo Sway, Google apresentações, ou no canvas. Acesse orientações para uso destes aplicativos aqui.
  • Oriente o alunos a andar pelo espaço da escola (praça, jardim, pátio, canteiros arborizados) procurando cenas que possam ilustrar os poemas lidos ou que estabeleçam um diálogo com eles (uma cena com um passarinho, abelhas, por exemplo).
  • Peça para que eles fotografem as cenas vistas. Caso não haja acesso à tecnologia (câmeras fotográficas, internet), peça aos alunos para desenhar o que viram.
  • Caso seja possível, considere levá-los a uma praça ou andar pelo bairro da escola.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Ao retornarem para a sala, questione-os sobre as impressões da atividade e quais foram as descobertas feitas.
  • Peça para que eles falem brevemente sobre a experiência de olhar para um lugar tão cotidiano de outra forma: O que encontraram? Qual foi a sensação? Perceberam algo naquele espaço que, até o momento, passava despercebido?
  • Proponha que eles socializem o olhar/fotografias com os colegas por meio de uma apresentação digital.
  • Peça para os alunos que acessem o tablet ou o computador e façam o login na ferramenta escolhida (Sway, Canva, Google), para a socialização das fotos tiradas. Recomenda-se que a apresentação seja criada antes da aula, seguindo os passos do tutorial oferecido como Material complementar. Este momento da aula é para a socialização das fotos e não para a criação da apresentação.
  • Peça para que cada aluno faça o upload de sua foto e transcreva o haicai que a motivou.
  • Caso seja possível, compartilhe a apresentação por meio de QR code com as outras salas e a escola. (veja orientações no Material complementar).
  • Caso não seja possível o trabalho digital, monte um mural na sala ou no corredor com os desenhos dos alunos, acompanhados do haicai que os motivou.
  • Incentive os alunos a divulgar o trabalho para os amigos da escola.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse orientações complementares para a construção da apresentação. Clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Cópias da coletânea de poemas (ou projeção da coletânea), computador ou tablet com acesso à internet, celular com câmera fotográfica ou câmera fotográfica. Impressora. Pode ser necessário cabo para transferência das fotos da câmera para o computador.

Alternativa para a falta de internet, computador e câmera fotográfica: lápis de desenho e folha sulfite/papel canson.

Dificuldades antecipadas: Ler e compreender haicais previamente selecionados interagindo com o espaço escolar para exercitar o olhar poético para as mínimas situações. Para sensibilizar os meninos, é possível guiar a leitura para que eles percebam como o haicai retrata aspectos simples, ligados à natureza e a fatos cotidianos.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.

Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso em: 13/8/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide (ou escreva no quadro) e leia o tema da aula com os alunos.
  • Convide-os a pensar sobre o olhar poético. O que eles entendem por olhar poético?
  • Ouça os alunos e faça as conduções que julgar pertinentes mediante as colocações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou imprima os slides com os poemas e leia com a sala.
  • Discuta brevemente os sentidos dos poemas lidos.
  • Que cena retratam? Sobre qual aspecto do cotidiano repousam o olhar?
  • Há aspectos do dia a dia, do espaço que vocês frequentam, que poderiam tornar-se inspiração para haicais como estes?
  • Quanto à temática, o que chama a atenção nos poemas? Espera-se que os alunos percebam que os poemas abordam questões simples do cotidiano, cenas comuns, que passariam despercebidas aos olhos de muitas pessoas.
  • Procure despertar o olhar dos alunos para o fato de que os haicais olham para um momento simples, do cotidiano.
  • Caso julgue necessário e haja tempo disponível, amplie a coletânea ou incorpore haicais cuja temática se adapte melhor a sua região.

Fonte dos poemas

Leminski, P. - disponível em: https://kakinet.com/caqui/leminsha.htm - Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Onitsura. - disponível em: https://kakinet.com/caqui/antojapp.shtml - Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Clement, R. - disponível em: ttp://www.sumauma.net/haicai/haiku_2012.pdf -Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Shiki - disponível em: https://kakinet.com/caqui/antojapi.shtml - Acesso em: 13 de agosto de 2018.

Materiais complementares:

Se desejar ampliar/alterar a coletânea, consulte os materiais abaixo:

Caqui: Revista Brasileira de Haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ - Acesso em: 13/8/2018.

GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Revista Prosa, Verso e Arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ - Acesso em: 13/8/2018.

Sumaúma Haicai: http://www.sumauma.net/ - Acesso: em 13/8/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações:

  • Lidos os poemas, peça que os alunos saiam pela escola com o celular/câmera nas mãos. Eles devem procurar, pelo espaço da escola, cenas que dialoguem com os haicais lidos ou que possam servir como uma ilustração fiel. Desta forma, os alunos ampliarão o olhar para aspectos do cotidiano, exercitando o mesmo olhar que teve o poeta ao tornar haicai tais cenas.
  • Estas cenas devem ser fotografadas para, no final, ser compiladas em uma apresentação. Ela pode ser feita no aplicativo Sway, Google apresentações, ou no canvas. Acesse orientações para uso destes aplicativos aqui.
  • Oriente o alunos a andar pelo espaço da escola (praça, jardim, pátio, canteiros arborizados) procurando cenas que possam ilustrar os poemas lidos ou que estabeleçam um diálogo com eles (uma cena com um passarinho, abelhas, por exemplo).
  • Peça para que eles fotografem as cenas vistas. Caso não haja acesso à tecnologia (câmeras fotográficas, internet), peça aos alunos para desenhar o que viram.
  • Caso seja possível, considere levá-los a uma praça ou andar pelo bairro da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Ao retornarem para a sala, questione-os sobre as impressões da atividade e quais foram as descobertas feitas.
  • Peça para que eles falem brevemente sobre a experiência de olhar para um lugar tão cotidiano de outra forma: O que encontraram? Qual foi a sensação? Perceberam algo naquele espaço que, até o momento, passava despercebido?
  • Proponha que eles socializem o olhar/fotografias com os colegas por meio de uma apresentação digital.
  • Peça para os alunos que acessem o tablet ou o computador e façam o login na ferramenta escolhida (Sway, Canva, Google), para a socialização das fotos tiradas. Recomenda-se que a apresentação seja criada antes da aula, seguindo os passos do tutorial oferecido como Material complementar. Este momento da aula é para a socialização das fotos e não para a criação da apresentação.
  • Peça para que cada aluno faça o upload de sua foto e transcreva o haicai que a motivou.
  • Caso seja possível, compartilhe a apresentação por meio de QR code com as outras salas e a escola. (veja orientações no Material complementar).
  • Caso não seja possível o trabalho digital, monte um mural na sala ou no corredor com os desenhos dos alunos, acompanhados do haicai que os motivou.
  • Incentive os alunos a divulgar o trabalho para os amigos da escola.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse orientações complementares para a construção da apresentação. Clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano