Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, questionando o que é um “olhar poético”. Peça que os alunos respondam por um meio de comunicação mais acessível a ales (WhatsApp, por exemplo). Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Disponibilize aos alunos, por e-mail ou pelo canal mais acessível, os haicais presentes no slide de Introdução. Com um áudio ou por um pequeno vídeo que deve ser enviado junto com os textos, peça que os alunos respondam às perguntas sugeridas (veja no plano de aula, no slide de Introdução) via mensagem de texto, pelo mesmo canal em que as atividades foram disponibilizadas aos alunos.
Desenvolvimento
Lidos os poemas e respondidas as questões, por meio de um novo vídeo, áudio ou mensagem de texto, faça a comanda para que o aluno procure, em sua casa (no plano original pede-se que seja procurado na escola, o que é inviável em tempos de isolamento social), cenas que dialoguem com os poemas lidos. Deve ser orientado também, no mesmo arquivo, que os alunos registrem essas cenas por meio de fotos (ou desenhos) e que essas imagens sejam compartilhadas com o professor (observe a sugestão do plano original, com tutorial sobre os aplicativos Sway, Google Apresentações e Canvas).
Fechamento
Quando todos os alunos estiverem mandando suas imagens, peça, por meio de um áudio ou mensagem de texto, que eles as compartilhem (junto com o haicai que os inspirou a escolher a imagem) pelo canal de comunicação mais acessível a todos, para que os outros alunos tenham acesso às atividades produzidas. Ainda na mesma orientação, peça que os alunos relatem como foi a experiência, de acordo com as orientações presentes no slide Fechamento. Para isso, sugere-se que seja estipulado um prazo para a entrega.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para encontrar, em casa e na vida cotidiana, a presença de elementos poéticos: o voo de um pássaro, o pouso de uma borboleta, o brilho do sol, o nascer do dia etc. Trata-se de uma maneira de perceber que a poesia está presente em todos os lugares, não só em textos verbais.