15519
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Praticando o uso de advérbios e locuções adverbiais observando o efeito de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre locuções adverbiais e sentido

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Paim
Mentor: Eliana Alburquerque
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Praticando o uso de advérbios e locuções adverbiais observando o efeito de sentido

Finalidade da aula: Analisar e usar, adequadamente, advérbios e locuções adverbiais com base em  texto e jogo revisando os conhecimentos sobre o assunto.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF07LP09

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador; quadro e giz, tabuleiro, peças e cartões-desafio para o jogo. (Observação: a cópia deste material, incluindo o recorte das peças e cartões-desafio,  deverá ser preparada com antecedência, considerando o número de alunos em sala.)

Dificuldades antecipadas: A mudança de posição do advérbio ou locução adverbial pode trazer dificuldade de compreensão do sentido. Assim, é importante que a primeira análise seja feita coletivamente.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016. p.  448 a 454.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.


Código: LPO7_12ATS03

(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas