15519
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Praticando o uso de advérbios e locuções adverbiais observando o efeito de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre locuções adverbiais e sentido

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador; quadro e giz, tabuleiro, peças e cartões-desafio para o jogo. (Observação: a cópia deste material, incluindo o recorte das peças e cartões-desafio, deverá ser preparada com antecedência, considerando o número de alunos em sala.)

Dificuldades antecipadas: A mudança de posição do advérbio ou locução adverbial pode trazer dificuldade de compreensão do sentido. Assim, é importante que a primeira análise seja feita coletivamente.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 448 a 454.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que é efeito de sentido (sentido obtido com base no uso de algo). Dê um exemplo criando a situação hipotética de estar em uma sala de aula com todas as janelas fechadas. Pergunte se se alguém diz “Ai, que calor!”, que intenção pode ter ou que efeito de sentido teria sua fala nos ouvintes. Estes, provavelmente, abririam ou sugeririam que se abrissem as janelas. Explique que, nesta aula, eles verão como o uso de advérbios e locuções adverbiais pode gerar sentidos diferentes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Diga que o texto que vão ler foi publicado no dia 19 de novembro de 2018, um dia antes da data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. Exiba, pelo projetor, a notícia “Artista cria versões negras de personagens de desenhos animados”, disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/artista-cria-versoes-negras-de-personagens-de-desenhos-animados/>, acesso em: 10 dez. 2018. Observação: exiba apenas a primeira parte, até OS JOVENS TITÃS, POR TYRON HANDY. FOTO: DIVULGAÇÃO. Caso haja possibilidade, em outra aula, apresente o restante da notícia ou oriente os alunos a lerem o restante, procurando o site indicado, a fim de que vejam outros desenhos relacionados a animações no Brasil.
  • Pergunte qual a relação da notícia com a data em que foi publicada. (A notícia mostra uma tentativa de valorização do povo negro) e o que acharam da ideia do artista (resposta pessoal.)
  • Exiba o slide acima e peça que leiam as frases procurando perceber a diferença de sentido entre elas.
  • Diga-lhes que observem a palavra em negrito - somente - e digam como ela é classificada (advérbio).
  • Pergunte se a mudança de posição da palavra alterou o sentido das frases e qual o sentido de cada uma. (Na primeira, afirma-se que apenas esse artista cria versões negras de personagens de desenhos animados. Na segunda, o artista só faz versões negras de personagens de desenhos animados e na terceira as versões negras criadas referem-se apenas a personagens de desenhos animados.)
  • Conclua que, então, é importante observar que, algumas vezes, a posição do advérbio interfere no efeito de sentido produzido. Reforce que, na linguagem, o mais importante é o sentido produzido; assim, é importante que todos estejam atentos à intencionalidade do que é dito ou escrito.

Materiais complementares: Computador com acesso à internet ligado a projetor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que farão um jogo, analisando algumas frases referentes ao texto e ao assunto - advérbios e locuções adverbiais.
  • Peça aos alunos que se juntem em grupos de até quatro pessoas e entregue, a cada grupo, um tabuleiro, um dado e um conjunto de cartas-desafio.
  • Exiba o slide, leia e explique as regras do jogo. (Se preferir, apenas entregue a cada grupo estas regras.)
  • Peça que comecem a jogar, avisando que terão apenas 25 minutos para isso e que, se ao final deste tempo, ninguém tiver alcançado a casa de chegada, ganha quem chegou mais próximo a ela.
  • Enquanto os alunos jogam, ande pelas carteiras, a fim de não só observar a participação de todos como também de checar o entendimento das relações de sentido. (Se acontecer de algum grupo solicitar sua ajuda, vá até ele e problematize as hipóteses criadas, levando-os a concluir se a frase criada é adequada ou não, considerando os conhecimentos adquiridos.)
  • Encerre a brincadeira no final do tempo previsto, parabenizando não só os ganhadores como também todos os alunos pela participação.
  • Observações que podem ser feitas, com os grupos, durante a atividade:
  • Em um dos cartões está escrito: “Lá pelas 9 horas, eu passo em sua casa. O advérbio ‘lá’, nessa frase, tem sentido de lugar, proximidade ou negação? Resposta: Proximidade. Aproximadamente às 9 horas passo em sua casa.” Veja que algum aluno pode questionar se proximidade não tem relação com distância física. Confirme que, normalmente, é isso o que acontece, mas, como a língua é viva, ela nos permite outros usos. Peça, neste caso, que não se pode falar “tempo” porque o tempo seria “às 9 horas”. A palavra “aproximadamente” está modificando este tempo. Aproveite para falar que nem sempre um advérbio modifica um verbo, como acontece nesta frase, em que o advérbio modifica uma locução adverbial.
  • Outro cartão traz o seguinte desafio: “Não me diga que você conhece o artista que desenhou as personagens negras! O que indica o advérbio ‘Não’ em ‘Não me diga’? Resposta: Espanto, surpresa.” Saliente que, neste caso, trata-se de uma expressão idiomática, que nem deveria se analisar a palavra “não” separadamente, porque é com as demais que ela adquire esse sentido, mas que o desafio traz para observarmos a riqueza da língua, as várias possibilidades de uso de uma palavra.
  • Ainda que ninguém questione tais cartas, as informações acima são importantes para a turma; assim, se for o caso, diminua o tempo de trabalho em equipe para poder passar essas explicações para os alunos.

Materiais complementares: Um tabuleiro, papéis coloridos e cartões-desafio (modelos em anexo) . Computador ligado ao projetor.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Exiba o slide ou escreva a atividade no quadro.
  • Peça que os alunos copiem a instrução e completem as frases. Estabeleça o tempo de 5 minutos para isso.
  • Faça a correção, perguntando quem gostaria de falar como completou as frases. Escute quantos alunos for possível. Aceite as respostas possíveis e conclua, falando uma modelo para que os alunos comparem com a que completaram: 1. Usamos advérbios e locuções adverbiais em um texto para indicarmos as circunstâncias em que os fatos ocorrem. 2. Não podemos escrever advérbios e locuções adverbiais ao acaso. É preciso observar o efeito de sentido que eles produzem um texto, ampliando as informações que esse texto transmite.

Materiais complementares: Computador ligado a projetor ou quadro e giz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador; quadro e giz, tabuleiro, peças e cartões-desafio para o jogo. (Observação: a cópia deste material, incluindo o recorte das peças e cartões-desafio, deverá ser preparada com antecedência, considerando o número de alunos em sala.)

Dificuldades antecipadas: A mudança de posição do advérbio ou locução adverbial pode trazer dificuldade de compreensão do sentido. Assim, é importante que a primeira análise seja feita coletivamente.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 448 a 454.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que é efeito de sentido (sentido obtido com base no uso de algo). Dê um exemplo criando a situação hipotética de estar em uma sala de aula com todas as janelas fechadas. Pergunte se se alguém diz “Ai, que calor!”, que intenção pode ter ou que efeito de sentido teria sua fala nos ouvintes. Estes, provavelmente, abririam ou sugeririam que se abrissem as janelas. Explique que, nesta aula, eles verão como o uso de advérbios e locuções adverbiais pode gerar sentidos diferentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Diga que o texto que vão ler foi publicado no dia 19 de novembro de 2018, um dia antes da data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. Exiba, pelo projetor, a notícia “Artista cria versões negras de personagens de desenhos animados”, disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/artista-cria-versoes-negras-de-personagens-de-desenhos-animados/>, acesso em: 10 dez. 2018. Observação: exiba apenas a primeira parte, até OS JOVENS TITÃS, POR TYRON HANDY. FOTO: DIVULGAÇÃO. Caso haja possibilidade, em outra aula, apresente o restante da notícia ou oriente os alunos a lerem o restante, procurando o site indicado, a fim de que vejam outros desenhos relacionados a animações no Brasil.
  • Pergunte qual a relação da notícia com a data em que foi publicada. (A notícia mostra uma tentativa de valorização do povo negro) e o que acharam da ideia do artista (resposta pessoal.)
  • Exiba o slide acima e peça que leiam as frases procurando perceber a diferença de sentido entre elas.
  • Diga-lhes que observem a palavra em negrito - somente - e digam como ela é classificada (advérbio).
  • Pergunte se a mudança de posição da palavra alterou o sentido das frases e qual o sentido de cada uma. (Na primeira, afirma-se que apenas esse artista cria versões negras de personagens de desenhos animados. Na segunda, o artista só faz versões negras de personagens de desenhos animados e na terceira as versões negras criadas referem-se apenas a personagens de desenhos animados.)
  • Conclua que, então, é importante observar que, algumas vezes, a posição do advérbio interfere no efeito de sentido produzido. Reforce que, na linguagem, o mais importante é o sentido produzido; assim, é importante que todos estejam atentos à intencionalidade do que é dito ou escrito.

Materiais complementares: Computador com acesso à internet ligado a projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que farão um jogo, analisando algumas frases referentes ao texto e ao assunto - advérbios e locuções adverbiais.
  • Peça aos alunos que se juntem em grupos de até quatro pessoas e entregue, a cada grupo, um tabuleiro, um dado e um conjunto de cartas-desafio.
  • Exiba o slide, leia e explique as regras do jogo. (Se preferir, apenas entregue a cada grupo estas regras.)
  • Peça que comecem a jogar, avisando que terão apenas 25 minutos para isso e que, se ao final deste tempo, ninguém tiver alcançado a casa de chegada, ganha quem chegou mais próximo a ela.
  • Enquanto os alunos jogam, ande pelas carteiras, a fim de não só observar a participação de todos como também de checar o entendimento das relações de sentido. (Se acontecer de algum grupo solicitar sua ajuda, vá até ele e problematize as hipóteses criadas, levando-os a concluir se a frase criada é adequada ou não, considerando os conhecimentos adquiridos.)
  • Encerre a brincadeira no final do tempo previsto, parabenizando não só os ganhadores como também todos os alunos pela participação.
  • Observações que podem ser feitas, com os grupos, durante a atividade:
  • Em um dos cartões está escrito: “Lá pelas 9 horas, eu passo em sua casa. O advérbio ‘lá’, nessa frase, tem sentido de lugar, proximidade ou negação? Resposta: Proximidade. Aproximadamente às 9 horas passo em sua casa.” Veja que algum aluno pode questionar se proximidade não tem relação com distância física. Confirme que, normalmente, é isso o que acontece, mas, como a língua é viva, ela nos permite outros usos. Peça, neste caso, que não se pode falar “tempo” porque o tempo seria “às 9 horas”. A palavra “aproximadamente” está modificando este tempo. Aproveite para falar que nem sempre um advérbio modifica um verbo, como acontece nesta frase, em que o advérbio modifica uma locução adverbial.
  • Outro cartão traz o seguinte desafio: “Não me diga que você conhece o artista que desenhou as personagens negras! O que indica o advérbio ‘Não’ em ‘Não me diga’? Resposta: Espanto, surpresa.” Saliente que, neste caso, trata-se de uma expressão idiomática, que nem deveria se analisar a palavra “não” separadamente, porque é com as demais que ela adquire esse sentido, mas que o desafio traz para observarmos a riqueza da língua, as várias possibilidades de uso de uma palavra.
  • Ainda que ninguém questione tais cartas, as informações acima são importantes para a turma; assim, se for o caso, diminua o tempo de trabalho em equipe para poder passar essas explicações para os alunos.

Materiais complementares: Um tabuleiro, papéis coloridos e cartões-desafio (modelos em anexo) . Computador ligado ao projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Exiba o slide ou escreva a atividade no quadro.
  • Peça que os alunos copiem a instrução e completem as frases. Estabeleça o tempo de 5 minutos para isso.
  • Faça a correção, perguntando quem gostaria de falar como completou as frases. Escute quantos alunos for possível. Aceite as respostas possíveis e conclua, falando uma modelo para que os alunos comparem com a que completaram: 1. Usamos advérbios e locuções adverbiais em um texto para indicarmos as circunstâncias em que os fatos ocorrem. 2. Não podemos escrever advérbios e locuções adverbiais ao acaso. É preciso observar o efeito de sentido que eles produzem um texto, ampliando as informações que esse texto transmite.

Materiais complementares: Computador ligado a projetor ou quadro e giz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano