15518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre rodas de leitura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert 

Título da aula: Rodas de leitura

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Semanal

Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Dinâmica: 1- Reconhecimento do texto literário como agente de mudança; 2 - Escolha do livro pelo estudante;  3- Organização do espaço de leitura; 4- Leitura e compartilhamento das impressões; 5- Registro das impressões.

Habilidade(s) da BNCC:EF69LP46 / EF69LP53

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o artístico-literário. O objetivo é promover a leitura como compartilhamento de ideias, valorizando o sujeito-leitor participativo. Para isso, os recursos tecnológicos e de acesso público de textos são meios a ser utilizados: contações compartilhadas, fanpages, fanclipes, podcasts, booktubers. O foco para o 7º ano do Ensino Fundamental é destacar que os livros mudam as pessoas por meio do estímulo da criatividade, da empatia e do senso crítico. O objetivo é consolidar a formação do leitor-literário em direção ao leitor-fruidor, que percebe a dimensão humanizadora e transformadora da literatura, desenvolvendo senso estético e vislumbrando sua potência para o exercício da empatia e do diálogo com a diversidade de crenças, valores e comportamentos. Os gêneros frequentados são causos, contos (de amor, de humor, de terror, de ficção científica etc.), contos contemporâneos, contos populares, cordel, crônicas, poemas.

Justificativa: A Roda de Leitura pretende contribuir para ampliar o repertório literário, bem contribuir para a formação de um sujeito leitor participativo, mobilizando os alunos a atuarem como mediadores de suas próprias leituras. Para responder a esses propósitos, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo os textos como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. O destaque deste ciclo é a formação de comunidades leitoras, o compartilhamento de ideias por meio da leitura e a troca de informações tendo como base os objetos da cultura juvenil.

Materiais necessários: Seleção do acervo de livros a ser compartilhado na atividade previamente.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar e compreender o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno deformação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.




Código: LPO7_01ATP01

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas