Atividade para impressão - Texto
Texto
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir a função e as formas dos verbos.
Materiais necessários: quatro caixas de presente pequenas, papel em branco, envelope, datashow, cópias do texto “Bruxas não existem” com verbos suprimidos, de Moacyr Scliar.
Dificuldades antecipadas: Conseguir identificar e reconhecer a função e as formas dos verbos em um texto.
Referências sobre o assunto:
MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Fonte: Bruxas não existem, Moacyr Scliar, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem. Acesso em 06 de dezembro de 2018. (adaptado)
Materiais complementares:
Essa atividade pode ser encontrada aqui, .
Orientações:
Fonte: Bruxas não existem, Moacyr Scliar, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem. Acesso em 06 de dezembro de 2018. (adaptado)
Materiais complementares:
Essa atividade pode ser encontradas aqui.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
1. A partir das análises feitas nos grupos, pergunte se é possível compreender completamente o texto. Por quê? (Espera-se que os alunos digam que não porque está faltando palavras que dão sentido ao texto)
2. Peça para cada grupo sortear uma palavra na caixinha de presente e tentar encaixá-la no texto. Repita essa atividade até que todas as palavras tenham sido sorteadas.
3. Solicite que cada grupo leia o texto depois da atividade 6 para observarem se o mesmo passou a ter sentido após a inclusão dos verbos. (É importante que os alunos percebam que o verbo ajuda na construção do sentido.)
4. Agora, projete na parede o texto original e peça para os grupos observarem a quantidade de palavras encaixadas de acordo com a versão original. Vence a equipe que conseguir encaixar corretamente o maior número de palavras no texto.
5. Em seguida, informe aos alunos que as palavras suprimidas são chamadas de verbos. Questione os sentidos obtidos com e sem a presença deles no texto. (espera-se que os alunos percebam que o verbo, se suprimido, priva os outros elementos de um elo, dificultando a compreensão do objetivo da mensagem a ser transmitida).
6. A partir dessas observações, discuta a função do verbo no texto. (espera-se que os alunos reconheçam que o verbo ocupa uma posição central na composição de uma estrutura frasal e funciona como articulador dos distintos elementos que compõem uma oração, assegurando sentido.
7. Agora, pergunte qual das duas versões do texto permite identificar o tempo e a pessoa das ações.
8. Questione a que tempo remetem os verbos do texto: o fato já aconteceu, está acontecendo ou irá acontecer? Incentive-os a mostrar exemplos no texto. (Informe aos alunos que, na língua padrão, os fatos que já aconteceram são chamados de pretérito; os que estão acontecendo de presente e os que ainda irão ocorrer de futuro).
9. Diga para os alunos que um acontecimento no passado pode ser mencionado de três maneiras diferentes:
11. Interrogue sobre quem pratica a ação no texto. O menino. Diga que ele é o sujeito dessas ações.
12. Depois dos alunos terem refletido sobre a função e forma do verbo, sistematize no quadro os dados apresentados:
Verbos são palavras que articula os diferentes elementos que compõem uma oração, assegurando sentido. É o fundamento da interação verbal e relaciona-se diretamente com à ação e à existência do homem no mundo. Entender a função dos verbos é imprescindível para interpretar um texto, pois, é o sentido dos verbos que faz com que outros elementos se liguem a ele. Através do verbo podemos identificar a pessoa, o tempo, o modo e as flexões em que as ações ocorrem.
13. As palavras que estão sublinhadas devem ser inferidas pelos alunos por meio do estímulo do professor.
Fonte: Bruxas não existem, Moacyr Scliar, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem. Acesso em 06 de dezembro de 2018. (adaptado)
Orientações:
1. A partir das análises feitas nos grupos, pergunte se é possível compreender completamente o texto. Por quê? (espera-se que os alunos digam que não porque está faltando palavras que dão sentido ao texto)
2. Peça para cada grupo sortear uma palavra na caixinha de presente e tentar encaixá-la no texto. Repita essa atividade até que todas as palavras tenham sido sorteadas.
3. Solicite que cada grupo leia o texto depois da atividade 6 para observarem se o mesmo passou a ter sentido após a inclusão dos verbos. (é importante que os alunos percebam que o verbo ajuda na construção do sentido)
4. Agora, projete na parede o texto original e peça para os grupos observarem a quantidade de palavras encaixadas de acordo com a versão original. Vence a equipe que conseguir encaixar corretamente o maior número de palavras no texto.
5. Em seguida, informe aos alunos que as palavras suprimidas são chamadas de verbos. Questione os sentidos obtidos com e sem a presença deles no texto. (espera-se que os alunos percebam que o verbo, se suprimido, priva os outros elementos de um elo, dificultando a compreensão do objetivo da mensagem a ser transmitida).
6. A partir dessas observações, discuta a função do verbo no texto. (espera-se que os alunos reconheçam que o verbo ocupa uma posição central na composição de uma estrutura frasal e funciona como articulador dos distintos elementos que compõem uma oração, assegurando sentido.
7. Agora, pergunte qual das duas versões do texto permite identificar o tempo e a pessoa das ações.
8. Questione a que tempo remetem os verbos do texto: o fato já aconteceu, está acontecendo ou irá acontecer? Incentive-os a mostrar exemplos no texto. (Informe aos alunos que, na língua padrão, os fatos que já aconteceram são chamados de pretérito; os que estão acontecendo de presente e os que ainda irão ocorrer de futuro).
9. Mostre que um fato passado pode ser
10. Diga para os alunos que um acontecimento no passado pode ser mencionado de três maneiras diferentes:
11. Interrogue sobre quem pratica a ação no texto. O menino. Diga que ele é o sujeito dessas ações.
12. Depois dos alunos terem refletido sobre a função e forma do verbo, sistematize no quadro os dados apresentados:
Verbos são palavras que articula os diferentes elementos que compõem uma oração, assegurando sentido.
Através do verbo podemos identificar a pessoa, o tempo, o modo e as flexões em que as ações ocorrem.
Fonte: Bruxas não existem, Moacyr Scliar, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem. Acesso em 06 de dezembro de 2018. (adaptado)
Orientações:
1. A partir das análises feitas nos grupos, pergunte se é possível compreender completamente o texto. Por quê? (espera-se que os alunos digam que não porque está faltando palavras que dão sentido ao texto)
2. Peça para cada grupo sortear uma palavra na caixinha de presente e tentar encaixá-la no texto. Repita essa atividade até que todas as palavras tenham sido sorteadas.
3. Solicite que cada grupo leia o texto depois da atividade 6 para observarem se o mesmo passou a ter sentido após a inclusão dos verbos. (é importante que os alunos percebam que o verbo ajuda na construção do sentido)
4. Agora, projete na parede o texto original e peça para os grupos observarem a quantidade de palavras encaixadas de acordo com a versão original. Vence a equipe que conseguir encaixar corretamente o maior número de palavras no texto.
5. Em seguida, informe aos alunos que as palavras suprimidas são chamadas de verbos. Questione os sentidos obtidos com e sem a presença deles no texto. (espera-se que os alunos percebam que o verbo, se suprimido, priva os outros elementos de um elo, dificultando a compreensão do objetivo da mensagem a ser transmitida).
6. A partir dessas observações, discuta a função do verbo no texto. (espera-se que os alunos reconheçam que o verbo ocupa uma posição central na composição de uma estrutura frasal e funciona como articulador dos distintos elementos que compõem uma oração, assegurando sentido.
7. Agora, pergunte qual das duas versões do texto permite identificar o tempo e a pessoa das ações.
8. Questione a que tempo remetem os verbos do texto: o fato já aconteceu, está acontecendo ou irá acontecer? Incentive-os a mostrar exemplos no texto. (Informe aos alunos que, na língua padrão, os fatos que já aconteceram são chamados de pretérito; os que estão acontecendo de presente e os que ainda irão ocorrer de futuro).
9. Mostre que um fato passado pode ser
10. Diga para os alunos que um acontecimento no passado pode ser mencionado de três maneiras diferentes:
11. Interrogue sobre quem pratica a ação no texto. O menino. Diga que ele é o sujeito dessas ações.
12. Depois dos alunos terem refletido sobre a função e forma do verbo, sistematize no quadro os dados apresentados:
Verbos são palavras que articula os diferentes elementos que compõem uma oração, assegurando sentido.
Através do verbo podemos identificar a pessoa, o tempo, o modo e as flexões em que as ações ocorrem.
Fonte: Bruxas não existem, Moacyr Scliar, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem. Acesso em 06 de dezembro de 2018. (adaptado)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO5_05ATS01
Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail para enviar as propostas de atividades e as orientações para que os alunos realizem as tarefas com autonomia.
Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXXvfdZmCbhcgx8MS2qwC7mY3vC4RxaERVB4RKkazH6amUSqvK2WJCghaqgD/atividade-para-impressao-texto-lpo5-05ats01.pdf
- Opcionais: Ferramentas de videochamada como whatsApp, google meet, hangout ou zoom.
Google jamboard: Veja como usar em https://www.youtube.com/watch?v=XBLv1QvDkeo&feature=youtu.be
Introdução
Envie para os alunos um áudio ou vídeo com orientações sobre a atividade. Atente-se para explicar com clareza as tarefas e oferecer informações que se constituam em condições para que os alunos tenham autonomia. Envie o texto Bruxas não existem, de Moacyr Scliar, do modo como está proposto nos slides de introdução do plano de aula, tendo os verbos suprimidos. Proponha aos alunos que leiam o texto e reflitam sobre o mesmo a partir da seguinte questão:
- Vocês compreenderam o texto? Acham que falta alguma coisa nele?
Você pode propor aos alunos gravarem um áudio e enviar pelo grupo de whatsApp da turma, como um modo de compartilhar as ideias.
Desenvolvimento
Disponibilize para os alunos, de modo embaralhado, uma página de word ou google doc com as palavras que faltam no texto. Oriente os alunos a lerem novamente o texto e tentar organizá-lo incluindo as palavras para dar sentido. Para isso, você pode enviar o texto impresso, solicitar que os alunos copiem no caderno ou utilizar o texto lacunado utilizando a ferramenta Google Jamboard (tutorial- clique aqui). Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie um vídeo ou áudio onde você faz a leitura do texto em voz alta, orientando os alunos a analisarem a organização das palavras no texto, conferindo com o modo como distribuíram as palavras. No vídeo, ou áudio, explicite que as palavras que foram suprimidas do texto são verbos, explicando sua função e os modos, utilizando as orientações do desenvolvimento do plano de aula. Outra opção interessante é realizar uma videochamada utilizando ferramentas como whatsApp, google meet, hangout ou zoom e proponha um diálogo sobre a atividade, explicitando a função dos verbos no texto.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro escrito no caderno sobre as aprendizagens em relação à função que os verbos exercem no texto. Utilize as questões propostas no fechamento do plano de aula para disparar a reflexão.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o texto lido com os seus familiares e conte-lhes sobre a atividade de incluir as palavras no texto, compartilhando o que aprenderam sobre os verbos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Paim
Mentor: Eliana Alburquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Estudo dos verbos associado às situações comunicativas.
Finalidade da aula: Descobrir a função e as formas dos verbos em um texto
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP05
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir a função e as formas dos verbos.
Materiais necessários: quatro caixas de presente pequenas, papel em branco, envelope, datashow, cópias do texto “Bruxas não existem” com verbos suprimidos, de Moacyr Scliar.
Dificuldades antecipadas: Conseguir identificar e reconhecer a função e as formas dos verbos em um texto.
Referências sobre o assunto:
MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: