10119
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Qual é a área da figura desconhecida?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_22GRM04

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - régua
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Neste momento, é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo. Fotografe e envie via WhatsApp ou e-mail o problema proposto para resolução. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.

Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento, eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor caso esteja em uma aula síncrona, realize a discussão das soluções através de um debate de ideias, procurando apresentar mais de uma possibilidade de soluções. Após fazer essas intervenções e ouvir dos alunos, seja por WhatsApp, Google Sala de Aula ou pelo Meet, por exemplo, sistematize a aula junto aos alunos.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é auxiliá-los na leitura e interpretação do problema proposto.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_22GRM04

(EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas