Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Objetivos específicos
Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.
Conceito-chave
Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que significa a medida de área?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é util sabermos calcular áreas?
- Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas aplicações.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- O que é um paralelogramos? No que ele difere de um retângulo?
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Em que o trapézio difere do paralelogramo?
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá o cálculo da área de uma figura complexa cuja expressão do cálculo de sua área não é conhecida, por isso os alunos devem ser motivados a identificar as figuras conhecidas na imagem e subtraí-las. Apenas depois de deixar com que os alunos pensem e resolvam o problema por uns dez minutos prossiga nos slides.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar as figuras planas presentes no problema.
- Encontrar as dimensões das figuras encontradas.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio X
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.