10119
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Qual é a área da figura desconhecida?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.  

Objetivos específicos

Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.

Conceito-chave

Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa a medida de área?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é util sabermos calcular áreas?
  • Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas aplicações.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • O que é um paralelogramos? No que ele difere de um retângulo?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Em que o trapézio difere do paralelogramo?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá o cálculo da área de uma figura complexa cuja expressão do cálculo de sua área não é conhecida, por isso os alunos devem ser motivados a identificar as figuras conhecidas na imagem e subtraí-las. Apenas depois de deixar com que os alunos pensem e resolvam o problema por uns dez minutos prossiga nos slides.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar as figuras planas presentes no problema.
  • Encontrar as dimensões das figuras encontradas.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.  

Objetivos específicos

Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.

Conceito-chave

Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa a medida de área?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é util sabermos calcular áreas?
  • Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas aplicações.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • O que é um paralelogramos? No que ele difere de um retângulo?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Em que o trapézio difere do paralelogramo?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).

Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..

Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá o cálculo da área de uma figura complexa cuja expressão do cálculo de sua área não é conhecida, por isso os alunos devem ser motivados a identificar as figuras conhecidas na imagem e subtraí-las. Apenas depois de deixar com que os alunos pensem e resolvam o problema por uns dez minutos prossiga nos slides.

Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário saber para resolver o problema?
  • Identificar as figuras planas presentes no problema.
  • Encontrar as dimensões das figuras encontradas.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.

Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção

Propósito: Provocar a discussão de soluções .

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.

Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA32 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano