Resoluções da atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Qual é a área da figura desconhecida?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Objetivos específicos
Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.
Conceito-chave
Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que significa a medida de área?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é util sabermos calcular áreas?
- Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas aplicações.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- O que é um paralelogramos? No que ele difere de um retângulo?
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Em que o trapézio difere do paralelogramo?
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos (slide 3 ao slide 6).
Orientações: Neste momento é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos e expressões relacionadas ao cálculo de áreas.
Atividade Principal
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá o cálculo da área de uma figura complexa cuja expressão do cálculo de sua área não é conhecida, por isso os alunos devem ser motivados a identificar as figuras conhecidas na imagem e subtraí-las. Apenas depois de deixar com que os alunos pensem e resolvam o problema por uns dez minutos prossiga nos slides.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar as figuras planas presentes no problema.
- Encontrar as dimensões das figuras encontradas.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão da solução
Tempo previsto: 10 minutos (slide 8 ao slide 21).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Encerramento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir o recurso da subtração no cálculo de áreas.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio X
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: Esta atividade visa avaliar a consolidação do que foi aprendido, a atividade deve ser realizada individualmente.
Você encontra essa atividade e sua resolução para impressão na aba “Materiais Complementares” desse plano.
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_22GRM04
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Neste momento, é importante retomar os conceitos de área e as expressões do cálculo do losango, do trapézio e do paralelogramo. Fotografe e envie via WhatsApp ou e-mail o problema proposto para resolução. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento, eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Professor caso esteja em uma aula síncrona, realize a discussão das soluções através de um debate de ideias, procurando apresentar mais de uma possibilidade de soluções. Após fazer essas intervenções e ouvir dos alunos, seja por WhatsApp, Google Sala de Aula ou pelo Meet, por exemplo, sistematize a aula junto aos alunos.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é auxiliá-los na leitura e interpretação do problema proposto.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Objetivos específicos
Resolvendo problemas de medidas de áreas com figuras em diferentes contextos.
Conceito-chave
Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.