15515
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Carta de leitor: Planejando o texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Planejando o texto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Material sugerido:
Exemplo de carta de leitor, disponível aqui;
Tabela para correção, disponível aqui;
Matéria 1 (disponível aqui); Matéria 2 (disponível aqui); Matéria 3 (disponível aqui); Matéria 4 (disponível aqui); Matéria 5 (disponível aqui); Matéria 6 (disponível aqui); Matéria 7 (disponível aqui); Matéria 8 (disponível aqui).

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie um documento no Google com a sugestão do slide da introdução e compartilhe o link do documento pelo WhatsApp. Oriente-os pelo mesmo canal, de modo que retomem a estrutura do texto, seguindo a orientação do plano.

Desenvolvimento
Divida os alunos em grupos menores e oriente-os a conversarem pelo WhatsApp, para se organizarem e realizarem a proposta. Crie um documento no Google para cada grupo, para que possam registrar suas ideias de forma compartilhada. Você pode orientar os alunos através dos comentários no próprio documento ou pelo WhatsApp. Siga as orientações do plano.

Fechamento
Crie um novo documento no Google, agora para a revisão do que foi produzido pelos grupos. Utilize a sugestão do slide e faça as perguntas no próprio documento que será compartilhado com os alunos.
Para a aula 14, insira uma ou duas produções de outros grupos para que eles analisem seguindo a orientação do plano.
Para a aula 15, organize um mural no Padlet para organizar as reportagens e as cartas elaboradas, ou crie um site no Google para inserir esse material, que poderá ser visualizado por todos os alunos e seus familiares. Passe as orientações pelo WhatsApp e, durante a realização da atividade, converse com os alunos pelo mesmo canal, para solicitar as impressões deles e tirar dúvidas.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero assistindo às entrevistas (vídeos), lendo as matérias indicadas e conversando sobre o assunto com a criança. Isso é importante para que ela desenvolva a habilidade de argumentar e defina sua opinião, e ajudará na compreensão do assunto.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas