15514
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Aperfeiçoando a escrita de um relato de experimento científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Aperfeiçoando a escrita de um relato de experimento científico

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: materiais necessários para o experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para identificar os possíveis aspectos a serem revisados e a presença de alunos não alfabéticos na turma.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, explicitando que nesta aula farão a revisão dos textos para aprimorá-los, tornando-os mais adequados para a publicação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura global do texto (você encontrará o texto completo nos materiais complementares), destacando as estruturas dos relatos. Dê uma atenção especial a etapa dos resultados. Os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo deste e o que acontece no final.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • Durante a leitura, especialmente no trecho do resultados, faça algumas intervenções que podem ser realizadas na análise do texto, ou seja, utilize o trecho para o diálogo. Por exemplo: como o autor conta no texto o início do experimento? (Espera-se que os alunos respondam que o autor instiga a curiosidade do leitor). O que ele fala nesse trecho? (Espera-se que o aluno responda que o autor desenvolve os acontecimentos do experimento, expondo os fatos em ordem cronológica) Existe alguma relação entre eles? (Espera-se que os alunos respondam que os textos são relacionados e que a parte inicial é retomado nos resultados, correlacionando-os). Qual a característica dos resultados na estrutura do texto? (Espera-se que os alunos respondam que resultados são as observações feitas durante o experimento, e que deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo deste. Como são os verbos presentes? (Espera-se que os alunos respondam que os verbos estão no injuntivo)
  • Essa etapa é de extrema importância para referenciar os alunos na revisão e aperfeiçoamento do texto escrito por eles.

Materiais complementares:

Para a leitura do texto, acesse: INVIVO http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=926&sid=3. Acesso em 12/12/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Essa aula destina-se à revisão e aperfeiçoamento do texto produzido no plano anterior.
  • OBSERVAÇÃO: Caso não esteja usando o plano em sequência, recomendamos que elabore com os alunos uma primeira versão para a escrita dos resultados do experimento. Clique aqui para ter acesso a aula de escrita da 1ª versão do texto.
  • Escolha um texto para fazer a revisão coletiva. Esse texto deverá ter problemas: na utilização da linguagem empregada nos relatos científicos, no uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, e no uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
  • Você fará a revisão coletiva com o intuito de aprimorar a linguagem utilizada, cuidando para não perder o foco no gênero priorizado (relatos e protocolos de experimentos científicos).
  • Transcreva o texto em um cartaz ou no quadro, cuidando para corrigir os erros ortográficos, uma vez que estes não serão o foco da nossa aula e podem atrair a atenção dos alunos, desfocando do objetivo da aula.
  • Leia o texto para os alunos e informe-os sobre a atividade. Questione se os alunos acham que está incorreta algum trecho ou expressão, deixe que eles sugiram as alterações que acharem necessárias. Faça aquelas que achar pertinente. Indique outras que achar pertinente tais como: repetições, excessos (AÍ, ENTÃO), ou omissão de partes, observe também se os verbos estão no injuntivo, ou trechos confusos.
  • Proponha a reflexão dos erros e nunca faça as correções diretas sem buscar as hipóteses dos alunos e os motivos pelos quais houveram correções.
  • Peça para os alunos passarem a limpo o texto (corrigido coletivamente) no caderno. Quando acabarem, peça que releiam o texto e façam ilustrações para compor o relato.

Materiais complementares:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz contendo informações para a revisão de um relato de experimento científico. Para isso, guie os alunos com perguntas:
  • O que precisam fazer para analisar um relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo). Precisa narrar de maneira clara, explicitando os fatos em ordem cronológica, indicando os materiais e todos os passos utilizados para o experimento, destacando todas as observações que ocorreram no decorrer do procedimento.
  • Ressalte que os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • DICA: Utilize esse roteiro para fazer a revisão do restante dos textos. Você poderá trocar os textos entre os alunos, para que tenham a oportunidade de revisar o texto do colega e depois destrocá-los para validar ou não as observações do colega revisor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: materiais necessários para o experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para identificar os possíveis aspectos a serem revisados e a presença de alunos não alfabéticos na turma.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, explicitando que nesta aula farão a revisão dos textos para aprimorá-los, tornando-os mais adequados para a publicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura global do texto (você encontrará o texto completo nos materiais complementares), destacando as estruturas dos relatos. Dê uma atenção especial a etapa dos resultados. Os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo deste e o que acontece no final.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • Durante a leitura, especialmente no trecho do resultados, faça algumas intervenções que podem ser realizadas na análise do texto, ou seja, utilize o trecho para o diálogo. Por exemplo: como o autor conta no texto o início do experimento? (Espera-se que os alunos respondam que o autor instiga a curiosidade do leitor). O que ele fala nesse trecho? (Espera-se que o aluno responda que o autor desenvolve os acontecimentos do experimento, expondo os fatos em ordem cronológica) Existe alguma relação entre eles? (Espera-se que os alunos respondam que os textos são relacionados e que a parte inicial é retomado nos resultados, correlacionando-os). Qual a característica dos resultados na estrutura do texto? (Espera-se que os alunos respondam que resultados são as observações feitas durante o experimento, e que deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo deste. Como são os verbos presentes? (Espera-se que os alunos respondam que os verbos estão no injuntivo)
  • Essa etapa é de extrema importância para referenciar os alunos na revisão e aperfeiçoamento do texto escrito por eles.

Materiais complementares:

Para a leitura do texto, acesse: INVIVO http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=926&sid=3. Acesso em 12/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Essa aula destina-se à revisão e aperfeiçoamento do texto produzido no plano anterior.
  • OBSERVAÇÃO: Caso não esteja usando o plano em sequência, recomendamos que elabore com os alunos uma primeira versão para a escrita dos resultados do experimento. Clique aqui para ter acesso a aula de escrita da 1ª versão do texto.
  • Escolha um texto para fazer a revisão coletiva. Esse texto deverá ter problemas: na utilização da linguagem empregada nos relatos científicos, no uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, e no uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
  • Você fará a revisão coletiva com o intuito de aprimorar a linguagem utilizada, cuidando para não perder o foco no gênero priorizado (relatos e protocolos de experimentos científicos).
  • Transcreva o texto em um cartaz ou no quadro, cuidando para corrigir os erros ortográficos, uma vez que estes não serão o foco da nossa aula e podem atrair a atenção dos alunos, desfocando do objetivo da aula.
  • Leia o texto para os alunos e informe-os sobre a atividade. Questione se os alunos acham que está incorreta algum trecho ou expressão, deixe que eles sugiram as alterações que acharem necessárias. Faça aquelas que achar pertinente. Indique outras que achar pertinente tais como: repetições, excessos (AÍ, ENTÃO), ou omissão de partes, observe também se os verbos estão no injuntivo, ou trechos confusos.
  • Proponha a reflexão dos erros e nunca faça as correções diretas sem buscar as hipóteses dos alunos e os motivos pelos quais houveram correções.
  • Peça para os alunos passarem a limpo o texto (corrigido coletivamente) no caderno. Quando acabarem, peça que releiam o texto e façam ilustrações para compor o relato.

Materiais complementares:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz contendo informações para a revisão de um relato de experimento científico. Para isso, guie os alunos com perguntas:
  • O que precisam fazer para analisar um relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo). Precisa narrar de maneira clara, explicitando os fatos em ordem cronológica, indicando os materiais e todos os passos utilizados para o experimento, destacando todas as observações que ocorreram no decorrer do procedimento.
  • Ressalte que os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • DICA: Utilize esse roteiro para fazer a revisão do restante dos textos. Você poderá trocar os textos entre os alunos, para que tenham a oportunidade de revisar o texto do colega e depois destrocá-los para validar ou não as observações do colega revisor.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano