Texto para impressão - Experimento repolho
Plano de Aula
Plano de aula: Aperfeiçoando a escrita de um relato de experimento científico
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: materiais necessários para o experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades para identificar os possíveis aspectos a serem revisados e a presença de alunos não alfabéticos na turma.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, explicitando que nesta aula farão a revisão dos textos para aprimorá-los, tornando-os mais adequados para a publicação.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça a leitura global do texto (você encontrará o texto completo nos materiais complementares), destacando as estruturas dos relatos. Dê uma atenção especial a etapa dos resultados. Os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo deste e o que acontece no final.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
- Durante a leitura, especialmente no trecho do resultados, faça algumas intervenções que podem ser realizadas na análise do texto, ou seja, utilize o trecho para o diálogo. Por exemplo: como o autor conta no texto o início do experimento? (Espera-se que os alunos respondam que o autor instiga a curiosidade do leitor). O que ele fala nesse trecho? (Espera-se que o aluno responda que o autor desenvolve os acontecimentos do experimento, expondo os fatos em ordem cronológica) Existe alguma relação entre eles? (Espera-se que os alunos respondam que os textos são relacionados e que a parte inicial é retomado nos resultados, correlacionando-os). Qual a característica dos resultados na estrutura do texto? (Espera-se que os alunos respondam que resultados são as observações feitas durante o experimento, e que deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo deste. Como são os verbos presentes? (Espera-se que os alunos respondam que os verbos estão no injuntivo)
- Essa etapa é de extrema importância para referenciar os alunos na revisão e aperfeiçoamento do texto escrito por eles.
Materiais complementares:
Para a leitura do texto, acesse: INVIVO http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=926&sid=3. Acesso em 12/12/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Essa aula destina-se à revisão e aperfeiçoamento do texto produzido no plano anterior.
- OBSERVAÇÃO: Caso não esteja usando o plano em sequência, recomendamos que elabore com os alunos uma primeira versão para a escrita dos resultados do experimento. Clique aqui para ter acesso a aula de escrita da 1ª versão do texto.
- Escolha um texto para fazer a revisão coletiva. Esse texto deverá ter problemas: na utilização da linguagem empregada nos relatos científicos, no uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, e no uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
- Você fará a revisão coletiva com o intuito de aprimorar a linguagem utilizada, cuidando para não perder o foco no gênero priorizado (relatos e protocolos de experimentos científicos).
- Transcreva o texto em um cartaz ou no quadro, cuidando para corrigir os erros ortográficos, uma vez que estes não serão o foco da nossa aula e podem atrair a atenção dos alunos, desfocando do objetivo da aula.
- Leia o texto para os alunos e informe-os sobre a atividade. Questione se os alunos acham que está incorreta algum trecho ou expressão, deixe que eles sugiram as alterações que acharem necessárias. Faça aquelas que achar pertinente. Indique outras que achar pertinente tais como: repetições, excessos (AÍ, ENTÃO), ou omissão de partes, observe também se os verbos estão no injuntivo, ou trechos confusos.
- Proponha a reflexão dos erros e nunca faça as correções diretas sem buscar as hipóteses dos alunos e os motivos pelos quais houveram correções.
- Peça para os alunos passarem a limpo o texto (corrigido coletivamente) no caderno. Quando acabarem, peça que releiam o texto e façam ilustrações para compor o relato.
Materiais complementares:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz contendo informações para a revisão de um relato de experimento científico. Para isso, guie os alunos com perguntas:
- O que precisam fazer para analisar um relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo). Precisa narrar de maneira clara, explicitando os fatos em ordem cronológica, indicando os materiais e todos os passos utilizados para o experimento, destacando todas as observações que ocorreram no decorrer do procedimento.
- Ressalte que os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
- DICA: Utilize esse roteiro para fazer a revisão do restante dos textos. Você poderá trocar os textos entre os alunos, para que tenham a oportunidade de revisar o texto do colega e depois destrocá-los para validar ou não as observações do colega revisor.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Experimentos disponíveis aqui;
Experimento completo, disponível aqui;
Relatório disponível aqui.
Introdução
Compartilhe o texto com os três experimentos por e-mail, em um documento do Google. Envie um áudio orientando os alunos a respeito da atividade: selecionar um dos experimentos e, a partir do planejamento prévio (proposto nas aulas anteriores), escrever a primeira versão do resultado do experimento e fazer a revisão. Siga as orientações do plano, que deverão ser enviadas aos alunos por áudio ou texto pelo WhatsApp. Deixe disponível também, em um documento do Google, o texto com o resultado do experimento, para que a estrutura do gênero possa ser retomada.
Desenvolvimento
Crie um mural no Padlet e explique aos alunos, ainda pelo WhatsApp, que os textos produzidos serão expostos no mural com acesso público. Oriente os alunos com relação a todos os cuidados quanto à escrita, destacados nas orientações do plano. Se preferir, realize uma videochamada pelo Google Meet, para explicar a proposta, retomar os aspectos essenciais para uma boa escrita e tirar dúvidas. Crie um documento no Google para cada dupla e vá acompanhando a produção dos alunos e orientando-os através de comentários no próprio documento.
Em seguida, organize uma nova videochamada e prepare um documento do Google com um texto com problemas, para que, coletivamente, seja feita a correção e melhoria do texto, seguindo as orientações do plano.
Fechamento
Pelo WhatsApp levante com os alunos o que cada dupla considerou essencial para escrever um bom resultado de experimento científico. Organize todas as ideias trazidas pelos alunos em um documento do Google e compartilhe com eles. Se estiver usando o Google Meet, faça isso coletivamente e envie o documento aos alunos como registro.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto e acompanhando a escrita do texto. Convide-os a acessarem o mural com as produções dos alunos e a deixarem um recado de incentivo. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Aperfeiçoando a escrita de um relato de experimento científico
Finalidade da aula: Revisar e editar textos de relato de experimento científico
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)/ Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06/ EF15LP07
Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.