15513
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaborando a 1ª versão de um Relato de Experimento Científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Elaborando a 1ª versão de um Relato de Experimento Científico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Experimentos disponíveis aqui;
Experimento completo, disponível aqui;
Relatório disponível aqui.

Introdução
Compartilhe o texto com os três experimentos por e-mail, em um documento do Google. Envie um áudio orientando os alunos a respeito da atividade: selecionar um dos experimentos e, a partir do planejamento prévio (proposto nas aulas anteriores), escrever a primeira versão do resultado do experimento e fazer a revisão. Siga as orientações do plano, que deverão ser enviadas aos alunos por áudio ou texto pelo WhatsApp. Deixe disponível também, em um documento do Google, o texto com o resultado do experimento, para que a estrutura do gênero possa ser retomada.

Desenvolvimento
Crie um mural no Padlet e explique aos alunos, ainda pelo WhatsApp, que os textos produzidos serão expostos no mural com acesso público. Oriente os alunos com relação a todos os cuidados quanto à escrita, destacados nas orientações do plano. Se preferir, realize uma videochamada pelo Google Meet, para explicar a proposta, retomar os aspectos essenciais para uma boa escrita e tirar dúvidas. Crie um documento no Google para cada dupla e vá acompanhando a produção dos alunos e orientando-os através de comentários no próprio documento.
Em seguida, organize uma nova videochamada e prepare um documento do Google com um texto com problemas, para que, coletivamente, seja feita a correção e melhoria do texto, seguindo as orientações do plano.

Fechamento
Pelo WhatsApp levante com os alunos o que cada dupla considerou essencial para escrever um bom resultado de experimento científico. Organize todas as ideias trazidas pelos alunos em um documento do Google e compartilhe com eles. Se estiver usando o Google Meet, faça isso coletivamente e envie o documento aos alunos como registro.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando, com a criança, o experimento proposto e acompanhando a escrita do texto. Convide-os a acessarem o mural com as produções dos alunos e a deixarem um recado de incentivo. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA14

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF03LP25) Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas