15511
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e edição de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Revisão e edição de poemas concretos e visuais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

- Material sugerido:
Poemas disponíveis aqui.

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).

Introdução
Desafie os alunos, pelo WhatsApp, a criarem uma exposição com os poemas criados por eles. Você pode criar um site no Google ou um mural no Padlet. Apresente a proposta e as perguntas principais, sugeridas nas orientações do plano, pelo WhatsApp.

Desenvolvimento
Crie um documento do Google para cada grupo, contendo: a tabela sugerida no slide, a foto do esboço do poema que foi enviada a você na aula anterior e as perguntas propostas nas orientações. Oriente os alunos pelo WhatsApp e acompanhe o trabalho deles pelo documento. Se for necessário, faça intervenções através dos comentários no documento. Peça que eles enviem fotos dos poemas, que deverão ser elaborados em folha sulfite. Siga as orientações do plano.

Fechamento
Crie um mural no Padlet ou um site no Google para expor os poemas criados por eles. Incentive os alunos a comentarem positivamente o trabalho dos colegas no mural ou em áudios pelo WhatsApp, se você decidiu usar o site. Envie as orientações pelo WhatsApp e, durante a realização da atividade, converse com os alunos pelo mesmo canal, para solicitar as impressões deles e tirar dúvidas.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo poemas juntos, conversando sobre eles com a criança e visitando a exposição no mural ou no site.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas