15511
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e edição de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Revisão e edição de poemas concretos e visuais

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso tenha Data Show, a Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA13
  • Cartolina
  • Canetinha, giz de cera, cola, cola colorida…
  • Barbante
  • Fita adesiva
  • Fotos, imagens, desenhos...
  • Computador e Data Show
  • Celular
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir caso algum aluno não seja alfabetizado, pois terá dificuldade em identificar as revisões necessárias.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo para refletir sobre o processo de diagramação do poema, que busca revisar e editar o texto para aprimorar sua estética e seu conteúdo composicional. Utilize a tabela da aula anterior e discuta cada um dos itens apresentados. Dessa forma, será realizada uma verificação para refletir sobre os itens que precisam ser contemplados na produção.
  • Discuta com a turma sobre a importância da diagramação para possibilitar a conexão da imagem e conteúdo do texto para criação do sentido da obra.
  • Pergunte para os alunos:
  • A produção do poema feita pela turma poderá ser apresentado para outras pessoas conhecerem o trabalho. Como poderá ser feito essa exposição? (Espera-se que os alunos digam que o poema poderá ser apresentado no mural da escola para os outros alunos apreciarem a obra).
  • Qual o motivo que o título do poema deva conversar com a produção do poema visual? (Espera-se que as crianças digam que é necessário esse diálogo para antecipar o que estará escrito no texto e colaborar com o sentido da obra).
  • Qual é a importância do diálogo entre a organização verbal e espacial do texto? (Espera-se que os alunos digam que é necessário pensar sobre esses a disposição espacial do texto, ou seja a ilustração, para contribuir com o sentido da obra).
  • Quais os recursos físicos utilizado que podem ser utilizados para a elaboração do poema visual? (Espera-se que os alunos falem que há a necessidade de utilizar diferentes tipos de papel, riscantes e materiais, para dar vida ao poema visual).
  • Quais objetos visuais serão empregados? (Espera-se que os alunos digam que algumas vezes é importante explorar as possibilidades especiais para a composição do sentido do texto.
  • Quais recursos para diagramação serão utilizados? (Espera-se que os alunos falem sobre os recursos gráfico-visuais (tipo, tamanho ou estilo da fonte).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a retomarem a formação das duplas definidas na aula anterior. Peça para os alunos retornarem ao texto produzido, realizando aprimoramento, ou seja, para fazerem a edição/revisão da obra.
  • Entregue os poemas e as tabelas para cada dupla.
  • Oriente que cada dupla deve avaliar se os itens da tabela foram contemplados.
  • Circule entre os alunos, revise as obras criadas pelas duplas. Aponte os elementos que precisam ser revisados.
  • Vocês acreditam que o posicionamento dos versos do poema contribuiu para a imagem desejada? (Espera-se que os alunos verifiquem se há coerência entre os diferentes recursos empregados na composição do poema.
  • O título se relaciona com a organização gráfica? (Espera-se que as crianças vejam se por meio dos recursos gráficos aliado ao verbal é possível identificar o texto).
  • Já definiram tamanho ou estilo da letra que será empregada no poema? Qual? (Espera-se que cada dupla revejam os elementos que serão utilizados).
  • Vão manter os objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens) utilizados para a composição da obra? (Espera-se que esses elementos sejam vistos).
  • Vocês utilizaram os efeitos visuais adequados aos propósitos do texto? (Espera-se que cada dupla já tenha definido o recurso gráfico e a disposição dos elementos visuais).
  • Na medida que conversa com as duplas, disponibilize os materiais para cada equipe fazer a diagramação e formatação do poema visual.
  • Revise as obras criadas pelas duplas. Aponte os elementos que precisa modificar.
  • Quando tiverem terminado a produção, disponibilize cartolina para colar de um lado o texto na forma tradicional, e de outro lado, o poema visual criado pela dupla.
  • Peça para os alunos colocarem barbante na parte superior da folha.
  • Cole com durex os barbantes no teto, de modo que as obras fiquem suspensas. Dessa forma, os visitantes da exposição poderão apreciar o poema tradicional e o visual, apenas virando a folha.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos:
  • Como foi a produção do poema? (Espera-se que os alunos opinem subjetivamente sobre esse percurso).
  • Qual a obra da exposição que mais chamou sua atenção? Por quê? (Espera-se que cada um reflita sobre o motivo que chamou atenção).
  • Depois do trabalho realizado, como você passou a ver os poemas? (Espera-se que pensem sobre os elementos trabalhados nos poemas).
  • Os poemas produzidos podem ser diagramados e formatados em formato digital por meio da utilização de softwares como Paint, Paint 3D e o Tux Paint.
  • Convide a turma a verificar os demais poemas.
  • Para registrar o momento da exposição, tire uma foto de cada dupla ao lado de sua obra.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso tenha Data Show, a Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA13
  • Cartolina
  • Canetinha, giz de cera, cola, cola colorida…
  • Barbante
  • Fita adesiva
  • Fotos, imagens, desenhos...
  • Computador e Data Show
  • Celular
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir caso algum aluno não seja alfabetizado, pois terá dificuldade em identificar as revisões necessárias.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo para refletir sobre o processo de diagramação do poema, que busca revisar e editar o texto para aprimorar sua estética e seu conteúdo composicional. Utilize a tabela da aula anterior e discuta cada um dos itens apresentados. Dessa forma, será realizada uma verificação para refletir sobre os itens que precisam ser contemplados na produção.
  • Discuta com a turma sobre a importância da diagramação para possibilitar a conexão da imagem e conteúdo do texto para criação do sentido da obra.
  • Pergunte para os alunos:
  • A produção do poema feita pela turma poderá ser apresentado para outras pessoas conhecerem o trabalho. Como poderá ser feito essa exposição? (Espera-se que os alunos digam que o poema poderá ser apresentado no mural da escola para os outros alunos apreciarem a obra).
  • Qual o motivo que o título do poema deva conversar com a produção do poema visual? (Espera-se que as crianças digam que é necessário esse diálogo para antecipar o que estará escrito no texto e colaborar com o sentido da obra).
  • Qual é a importância do diálogo entre a organização verbal e espacial do texto? (Espera-se que os alunos digam que é necessário pensar sobre esses a disposição espacial do texto, ou seja a ilustração, para contribuir com o sentido da obra).
  • Quais os recursos físicos utilizado que podem ser utilizados para a elaboração do poema visual? (Espera-se que os alunos falem que há a necessidade de utilizar diferentes tipos de papel, riscantes e materiais, para dar vida ao poema visual).
  • Quais objetos visuais serão empregados? (Espera-se que os alunos digam que algumas vezes é importante explorar as possibilidades especiais para a composição do sentido do texto.
  • Quais recursos para diagramação serão utilizados? (Espera-se que os alunos falem sobre os recursos gráfico-visuais (tipo, tamanho ou estilo da fonte).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a retomarem a formação das duplas definidas na aula anterior. Peça para os alunos retornarem ao texto produzido, realizando aprimoramento, ou seja, para fazerem a edição/revisão da obra.
  • Entregue os poemas e as tabelas para cada dupla.
  • Oriente que cada dupla deve avaliar se os itens da tabela foram contemplados.
  • Circule entre os alunos, revise as obras criadas pelas duplas. Aponte os elementos que precisam ser revisados.
  • Vocês acreditam que o posicionamento dos versos do poema contribuiu para a imagem desejada? (Espera-se que os alunos verifiquem se há coerência entre os diferentes recursos empregados na composição do poema.
  • O título se relaciona com a organização gráfica? (Espera-se que as crianças vejam se por meio dos recursos gráficos aliado ao verbal é possível identificar o texto).
  • Já definiram tamanho ou estilo da letra que será empregada no poema? Qual? (Espera-se que cada dupla revejam os elementos que serão utilizados).
  • Vão manter os objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens) utilizados para a composição da obra? (Espera-se que esses elementos sejam vistos).
  • Vocês utilizaram os efeitos visuais adequados aos propósitos do texto? (Espera-se que cada dupla já tenha definido o recurso gráfico e a disposição dos elementos visuais).
  • Na medida que conversa com as duplas, disponibilize os materiais para cada equipe fazer a diagramação e formatação do poema visual.
  • Revise as obras criadas pelas duplas. Aponte os elementos que precisa modificar.
  • Quando tiverem terminado a produção, disponibilize cartolina para colar de um lado o texto na forma tradicional, e de outro lado, o poema visual criado pela dupla.
  • Peça para os alunos colocarem barbante na parte superior da folha.
  • Cole com durex os barbantes no teto, de modo que as obras fiquem suspensas. Dessa forma, os visitantes da exposição poderão apreciar o poema tradicional e o visual, apenas virando a folha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos:
  • Como foi a produção do poema? (Espera-se que os alunos opinem subjetivamente sobre esse percurso).
  • Qual a obra da exposição que mais chamou sua atenção? Por quê? (Espera-se que cada um reflita sobre o motivo que chamou atenção).
  • Depois do trabalho realizado, como você passou a ver os poemas? (Espera-se que pensem sobre os elementos trabalhados nos poemas).
  • Os poemas produzidos podem ser diagramados e formatados em formato digital por meio da utilização de softwares como Paint, Paint 3D e o Tux Paint.
  • Convide a turma a verificar os demais poemas.
  • Para registrar o momento da exposição, tire uma foto de cada dupla ao lado de sua obra.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano