Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- O professor deverá providenciar, caso tenha Data Show, a Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA13
- Cartolina
- Canetinha, giz de cera, cola, cola colorida…
- Barbante
- Fita adesiva
- Fotos, imagens, desenhos...
- Computador e Data Show
- Celular
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir caso algum aluno não seja alfabetizado, pois terá dificuldade em identificar as revisões necessárias.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma em círculo para refletir sobre o processo de diagramação do poema, que busca revisar e editar o texto para aprimorar sua estética e seu conteúdo composicional. Utilize a tabela da aula anterior e discuta cada um dos itens apresentados. Dessa forma, será realizada uma verificação para refletir sobre os itens que precisam ser contemplados na produção.
- Discuta com a turma sobre a importância da diagramação para possibilitar a conexão da imagem e conteúdo do texto para criação do sentido da obra.
- Pergunte para os alunos:
- A produção do poema feita pela turma poderá ser apresentado para outras pessoas conhecerem o trabalho. Como poderá ser feito essa exposição? (Espera-se que os alunos digam que o poema poderá ser apresentado no mural da escola para os outros alunos apreciarem a obra).
- Qual o motivo que o título do poema deva conversar com a produção do poema visual? (Espera-se que as crianças digam que é necessário esse diálogo para antecipar o que estará escrito no texto e colaborar com o sentido da obra).
- Qual é a importância do diálogo entre a organização verbal e espacial do texto? (Espera-se que os alunos digam que é necessário pensar sobre esses a disposição espacial do texto, ou seja a ilustração, para contribuir com o sentido da obra).
- Quais os recursos físicos utilizado que podem ser utilizados para a elaboração do poema visual? (Espera-se que os alunos falem que há a necessidade de utilizar diferentes tipos de papel, riscantes e materiais, para dar vida ao poema visual).
- Quais objetos visuais serão empregados? (Espera-se que os alunos digam que algumas vezes é importante explorar as possibilidades especiais para a composição do sentido do texto.
- Quais recursos para diagramação serão utilizados? (Espera-se que os alunos falem sobre os recursos gráfico-visuais (tipo, tamanho ou estilo da fonte).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a retomarem a formação das duplas definidas na aula anterior. Peça para os alunos retornarem ao texto produzido, realizando aprimoramento, ou seja, para fazerem a edição/revisão da obra.
- Entregue os poemas e as tabelas para cada dupla.
- Oriente que cada dupla deve avaliar se os itens da tabela foram contemplados.
- Circule entre os alunos, revise as obras criadas pelas duplas. Aponte os elementos que precisam ser revisados.
- Vocês acreditam que o posicionamento dos versos do poema contribuiu para a imagem desejada? (Espera-se que os alunos verifiquem se há coerência entre os diferentes recursos empregados na composição do poema.
- O título se relaciona com a organização gráfica? (Espera-se que as crianças vejam se por meio dos recursos gráficos aliado ao verbal é possível identificar o texto).
- Já definiram tamanho ou estilo da letra que será empregada no poema? Qual? (Espera-se que cada dupla revejam os elementos que serão utilizados).
- Vão manter os objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens) utilizados para a composição da obra? (Espera-se que esses elementos sejam vistos).
- Vocês utilizaram os efeitos visuais adequados aos propósitos do texto? (Espera-se que cada dupla já tenha definido o recurso gráfico e a disposição dos elementos visuais).
- Na medida que conversa com as duplas, disponibilize os materiais para cada equipe fazer a diagramação e formatação do poema visual.
- Revise as obras criadas pelas duplas. Aponte os elementos que precisa modificar.
- Quando tiverem terminado a produção, disponibilize cartolina para colar de um lado o texto na forma tradicional, e de outro lado, o poema visual criado pela dupla.
- Peça para os alunos colocarem barbante na parte superior da folha.
- Cole com durex os barbantes no teto, de modo que as obras fiquem suspensas. Dessa forma, os visitantes da exposição poderão apreciar o poema tradicional e o visual, apenas virando a folha.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Pergunte para os alunos:
- Como foi a produção do poema? (Espera-se que os alunos opinem subjetivamente sobre esse percurso).
- Qual a obra da exposição que mais chamou sua atenção? Por quê? (Espera-se que cada um reflita sobre o motivo que chamou atenção).
- Depois do trabalho realizado, como você passou a ver os poemas? (Espera-se que pensem sobre os elementos trabalhados nos poemas).
- Os poemas produzidos podem ser diagramados e formatados em formato digital por meio da utilização de softwares como Paint, Paint 3D e o Tux Paint.
- Convide a turma a verificar os demais poemas.
- Para registrar o momento da exposição, tire uma foto de cada dupla ao lado de sua obra.