Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Reescrita de adivinhas e anedotas pelas crianças (para exercitarem os usos de letra maiúscula, segmentação entre palavras e pontuação).
Finalidade da aula: Espera-se que, retomando o conhecimento prévio de estruturas silábicas e convenções ortográficas já conhecidas, as crianças sejam capazes de reescrever trechos de adivinhas e anedotas (inicialmente apresentados com as palavras aglutinadas e com inadequações de pontuação e usos de maiúsculas e minúsculas), corrigindo-as.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP01)
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO2_15ATS02
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.