15508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reescrita de adivinhas e anedotas pelas crianças

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Reescrita de adivinhas e anedotas pelas crianças

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução 
Compartilhe com os estudantes uma adivinha, de acordo com o quarto parágrafo do slide de Introdução. Peça que alguns voluntários enviem um áudio ou vídeo com a leitura da adivinha. Siga as orientações do slide, enviando os questionamentos desta etapa da aula e promovendo uma pequena discussão através do canal de comunicação utilizado. Envie outro slide com as alterações respondidas pelos estudantes. Você pode utilizar o Google Jamboard, escrevendo a adivinha da forma como está no slide de Introdução e corrigindo-a de acordo com as respostas dos estudantes, num momento síncrono ou num vídeo gravado.

Desenvolvimento
Se possível, divida os estudantes em grupos pelo canal de comunicação que estiver sendo utilizado, seguindo as orientações do slide Desenvolvimento. Se não houver a possibilidade de que eles discutam nos grupos, faça videochamadas com pequenas equipes e discuta a atividade grupo a grupo. Se não for possível nenhuma das alternativas anteriores, envie aos estudantes imagens dos slides e discuta com todos ao mesmo tempo, por vídeos ou áudios, enviando os questionamentos e solicitando suas respostas. Deixe as atividades impressas na escola para que os pais possam retirá-las, ou envie-as digitalmente para que imprimam.

Fechamento
Grave um áudio ou vídeo com questionamentos sobre os aprendizados da aula, retomando as etapas de acordo com as orientações do slide de Fechamento. Para a correção dessa atividade, peça que os estudantes enviem fotos de seus registros e depois discuta com todos. Se preferir e/ou for possível, você pode utilizar o Google Jamboard para fomentar essa discussão. Com ele, é possível inserir a foto da atividade, marcar os erros e criar post-its com as correções respondidas pelos estudantes. Se preferir e for possível, você pode realizar esta etapa da aula, de maneira síncrona.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a analisar textos em jornais, revistas e/ou livros, verificando a pontuação, o uso das letras maiúsculas e minúsculas, e a segmentação convencional das palavras. Utilize uma linguagem simples e clara com as famílias, evitando termos específicos da área.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_15ATS02

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas