Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Refletindo sobre a modalidade escrita da língua (usos de letra maiúscula e minúscula, segmentação entre palavras e pontuação)
Finalidade da aula: Espera-se que a partir de adivinhas e anedotas, as crianças descubram e reflitam sobre os usos de algumas convenções ortográficas que esses textos recebem quando estão na modalidade escrita da Língua Portuguesa (usos de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação)
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP01)
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO2_15ATS01
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.