15507
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Refletindo sobre a modalidade escrita da língua

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Refletindo sobre a modalidade escrita da língua

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet.

Introdução
Compartilhe as adivinhas com os estudantes e peça que alguns enviem áudios com a leitura de alguma delas, preestabelecida por você. Depois, dê alguns minutos para que tentem resolvê-las com suas famílias e peça que enviem as respostas encontradas. Repita o procedimento com as anedotas do slide de Introdução. Siga as orientações do slide, enviando os questionamentos desta etapa da aula e promovendo uma pequena discussão através do canal de comunicação utilizado.

Desenvolvimento
Envie o slide de Desenvolvimento ou utilize o Padlet para criar o quadro com as duas adivinhas. Grave um áudio apresentando a história da escrita das adivinhas, conforme o terceiro parágrafo das orientações do slide, e peça que os alunos tentem ler os textos escritos pelas crianças 1 e 2. Envie outro áudio ou vídeo com os questionamentos para fazer as análises dos textos. Peça que os estudantes enviem as devolutivas, seguindo as orientações do slide. Se houver possibilidade de realizar uma videochamada, faça essa análise de forma síncrona, discutindo com os estudantes os questionamentos enviados. Para ampliar as reflexões, de acordo com o 11º parágrafo das orientações, envie aos alunos o link disponível aqui. Depois que jogarem online, continue a discussão, de acordo com as orientações do slide de Desenvolvimento. Para a análise da anedota do segundo slide de Desenvolvimento, siga as orientações, promovendo as discussões e seguindo o mesmo procedimento da análise das adivinhas.

Fechamento
Grave um áudio ou vídeo com questionamentos sobre os aprendizados da aula, retomando as etapas de acordo com as orientações do slide de Fechamento. Para fomentar a discussão, você pode utilizar o Google Jamboard. Com ele, você tem a possibilidade de escrever as adivinhas e anedotas com palavras aglutinadas, separando-as de acordo com as respostas dadas pelos estudantes.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a jogar mais vezes o jogo online, ou inventar novas frases com sílabas faltando. Podem usar os nomes dos colegas da turma e/ou de familiares.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_15ATS01

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas