Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
Introdução
O objetivo deste primeiro momento é relembrar a estrutura e o objetivo de uma campanha publicitária, tendo como foco de análise dois exemplares (disponíveis aqui) que podem ser enviados pelo WhatsApp, de modo a fomentar a expectativa sobre o tema da aula.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e realize perguntas reflexivas e analíticas sobre os elementos que constituem as peças das campanhas, conforme descritos na introdução do plano. Após esta conversa, lance o seguinte desafio: Vamos pensar numa campanha de conscientização para nossa escola! Quais temáticas poderíamos abordar? Vamos pensar em situações que ocorrem na escola ou em volta dela que precisam de uma uma campanha de conscientização?
Seria interessante utilizar o mural do Padlet para anotar as temáticas apontadas, observando algumas orientações do desenvolvimento e questões que podem ser abordadas. Há também duas sugestões de trabalho:
1) trabalhar com um tema e um slogan comum a todos da turma, sendo individual apenas o texto geral e as imagens ilustrativas (seriam, então, várias peças para compor a campanha publicitária) ou
2) trabalhar com um tema único, mas slogans e textos gerais, e imagens individuais.
As sugestões direcionadas ao tipo de trabalho escolhido estão descritas no plano original. O roteiro de planejamento (disponível aqui) pode ser enviado por WhatsApp, e-mail ou impresso, para ser retirado na escola. Faça a melhor escolha para a sua turma, organize-os em grupos e auxilie-os na organização do roteiro. Marque horários para conversar com cada grupo por videochamada.
Fechamento
Ainda por videochamada, finalize explicitando a importância do planejamento e comente que eles irão utilizar esse roteiro nas outras aulas. Ressalte que a organização deve manter a coerência entre temática, imagem, mensagem, slogan, público-alvo, meio de divulgação e disposição dos elementos na hora de escreverem a campanha.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente e horário adequados para que a criança realize videochamadas para a execução da atividade, auxiliando-a se for preciso.
Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato
Código: LPO2_06SQA13
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes