Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Foco da aula: produção de um texto poético.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
Introdução
Pelo WhatsApp, explique que o objetivo desta aula é revisar os poemas escritos na aula anterior, procurando aprimorá-los com as edições e revisões necessárias. Comente que bons escritores revisam seus textos, leem-nos novamente, riscam ou trocam palavras, fazendo edições e, se possível, explique e mostre imagens de manuscritos de autores famosos (disponíveis nos materiais complementares do plano).
Desenvolvimento
Ainda pelo WhatsApp, peça que troquem os poemas produzidos entre as duplas para ajudá-los a fazer quaisquer ajustes que parecerem necessários. Explique que a dupla deve ouvir a sugestão, refletir sobre os apontamentos que fizeram e decidir se farão as alterações sugeridas ou não. Veja algumas sugestões para análise dos poemas que podem ser compartilhadas:
- O texto está escrito em versos?
- Há rimas?
- O assunto está bem desenvolvido?
- Está falando de modo claro sobre diferenças?
- A grafia de algumas palavras pode estar incorreta?
- O título da obra está convidativo e tem relação com o poema?
- Há alguma sugestão que poderiam fazer para melhorar algum verso, como trocar uma palavra por outra, retirar ou adicionar alguma palavra?
No processo de revisão, é muito importante que o professor acompanhe as duplas nas decisões ou fique de prontidão para eventuais consultas dos alunos, fazendo uma leitura crítica e apontando os ajustes necessários.
Fechamento
Marque um dia para que compartilhem no mural do Padlet as suas produções e auxilie-os na digitação e ilustração. É esperado que tenham caprichado nas escolhas e ideias, que se sintam poetas orgulhosos em mostrar e apresentar seus poemas. Além da publicação, desafie-os a apresentar seus poemas oralmente, gravando um vídeo e compartilhando-o com o grupo.
Convite às famílias
Sintam-se envolvidos na produção poética e coloquem-se à disposição para ouvir o poema criado.
Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato
Código: LPO2_05SQA15
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
AULA 01
AULA 03
AULA 09
AULA 10
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes