15503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisando a escrita de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Revisando a escrita de poemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Foco da aula: produção de um texto poético.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.

Introdução
Pelo WhatsApp, explique que o objetivo desta aula é revisar os poemas escritos na aula anterior, procurando aprimorá-los com as edições e revisões necessárias. Comente que bons escritores revisam seus textos, leem-nos novamente, riscam ou trocam palavras, fazendo edições e, se possível, explique e mostre imagens de manuscritos de autores famosos (disponíveis nos materiais complementares do plano).

Desenvolvimento
Ainda pelo WhatsApp, peça que troquem os poemas produzidos entre as duplas para ajudá-los a fazer quaisquer ajustes que parecerem necessários. Explique que a dupla deve ouvir a sugestão, refletir sobre os apontamentos que fizeram e decidir se farão as alterações sugeridas ou não. Veja algumas sugestões para análise dos poemas que podem ser compartilhadas:
     - O texto está escrito em versos?
     - Há rimas?
     - O assunto está bem desenvolvido?
     - Está falando de modo claro sobre diferenças?
     - A grafia de algumas palavras pode estar incorreta?
     - O título da obra está convidativo e tem relação com o poema?
     - Há alguma sugestão que poderiam fazer para melhorar algum verso, como trocar uma palavra por outra, retirar ou adicionar alguma palavra?

No processo de revisão, é muito importante que o professor acompanhe as duplas nas decisões ou fique de prontidão para eventuais consultas dos alunos, fazendo uma leitura crítica e apontando os ajustes necessários.

Fechamento
Marque um dia para que compartilhem no mural do Padlet as suas produções e auxilie-os na digitação e ilustração. É esperado que tenham caprichado nas escolhas e ideias, que se sintam poetas orgulhosos em mostrar e apresentar seus poemas. Além da publicação, desafie-os a apresentar seus poemas oralmente, gravando um vídeo e compartilhando-o com o grupo.

Convite às famílias
Sintam-se envolvidos na produção poética e coloquem-se à disposição para ouvir o poema criado.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA15

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas