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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo com aumentativos e diminutivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre aumentativos e diminutivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Jogo com aumentativos e diminutivos

Finalidade da aula: Espera-se que as crianças, ao produzirem dicas de um jogo para os/as colegas, trabalhem os sufixos, os aspectos semânticos e as intencionalidades do uso de aumentativos e diminutivos.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos  pode sugerir.

Materiais necessários: Quadro; giz/pincel; letra de canção para trabalhar aumentativos e diminutivos (Compositores: MARQUES, Joel. XORÓRÓ. Guardiã dos animais in Sábado à noite. Universal Music Brasil, 1992. Letra disponível em: <https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html>. Acesso em 02 dez 2018.); Áudio da canção (Guardiã dos animais. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM>. Acesso em: 04 dez 2018); acesso à internet para passar o áudio da canção e atividade para o desenvolvimento.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.

Referências sobre o assunto:

ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.

 


Código: LPO2_12ATS03

(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.


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