15497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo com aumentativos e diminutivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre aumentativos e diminutivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Este é o terceiro de um conjunto de três planos, com a finalidade compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Sites sugeridos para este plano adaptado:
Jogo da Forca: Aumentativo e Diminutivo, disponível aqui;
Música: Guardiã dos animais, disponível aqui;
Jogo de tiro ao alvo, disponível aqui.

Introdução
Explique, pelo WhatsApp, que nesta aula serão trabalhados aumentativo e diminutivo por meio de um jogo disputado em duplas. Cada dupla se desafiará contando a pontuação (score) e o tempo utilizado para o jogo. Encaminhe o Jogo da Forca: Aumentativo e Diminutivo, disponível aqui, e explique que são, no total, 10 palavras. Caso demorem muito para acertar tudo na primeira jogada, pode incentivá-los a jogar mais de uma vez, combinando com a dupla a ser desafiada a quantidade de jogadas.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e converse sobre os resultados e o que acharam do jogo, fazendo algumas intervenções e reflexões acerca do tema da aula. Compartilhamento sua tela no mural do Padlet com as três primeiras estrofes da canção ‘Guardiã dos animais’, cantada pela dupla Sandy & Junior:

Eu sonhei que tinha o dom
De ouvir a voz dos animais
E que nenhum _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ sofreria mais

Era só falar pra mim
Onde estava lhe doendo
Eu então ia correndo
Um _ _ _ _ _ _ _ _ _ preparar

Dali a pouco o _ _ _ _ _ _ _ _
Não sentia qualquer dor
E como recompensa eu ganhava o seu amor

Explique que há três palavras que não foram escritas e que deverão adivinhá-las por meio de um jogo de dicas (como, por exemplo, ‘palavra no diminutivo’, ‘já vimos palavras com esse final em aulas anteriores’ etc), similar ao jogo da forca. Leiam juntos as estrofes para auxiliar na descoberta das palavras e peça que cada um diga uma letra para que o professor registre até descobrirem todas elas. Ao final, mostre o vídeo da canção completa (disponível aqui) ou apenas uma parte; se preferir, encaminhe para que assistam em casa. Veja na introdução do plano algumas orientações relacionadas aos aspectos semânticos dos usos de aumentativos e diminutivos na canção que podem ser utilizadas na atividade coletiva. Solicite que criem oralmente frases com as palavras destacadas da canção, no diminutivo ou no aumentativo.

Fechamento
Como fechamento da aula, sugira a produção de uma frase utilizando um aumentativo ou um diminutivo do jogo, com registro no caderno, incluindo a construção de listas das palavras que apareceram na forca com a devida classificação (aumentativo e diminutivo). Acompanhe as produções por videochamada ou áudio.

Convite às famílias
Divirta-se com seu filho com o jogo de tiro ao alvo, descobrindo o aumentativo, o diminutivo e a origem da palavra. O jogo é dividido em quatro níveis de dificuldade, ficando mais difícil conforme avançamos.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_12ATS03

(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas