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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Soneto: palavra, som e imagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre o uso de recursos como o ritmo, as pausas e a entonação, para a compreensão e a interpretação dos poemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Explique o tema da aula e peça que eles se dividam em grupos de até 4 alunos, criando novos grupos no WhatsApp, para realizar a atividade.

Introdução
Quando os grupos de WhatsApp forem criados, envie a eles dois textos e peça que leiam: “Fanatismo”, de Florbela Espanca, e o “Soneto XXVII”, de Shakespeare, disponíveis no plano de aula.

Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, diga que os alunos irão ouvir duas músicas baseadas nos dois sonetos. Envie os links (disponíveis no plano de aula) e peça que eles ouçam acompanhando o soneto. Depois disso, envie os sonetos visuais, do slide “sonetos para ver”. Depois que as duplas apreciarem os sonetos “lidos, cantados e vistos”, peça que escolham um exemplar para fazer a análise, conforme as indicações do último slide de Desenvolvimento (para isso, explique, em um novo vídeo ou áudio, o que deve ser analisado caso os grupos tenham escolhido o soneto, a música ou o soneto visual, de acordo com as instruções do plano). No final, oriente que os alunos façam um mapa mental a partir da análise feita e o enviem no grupo de WhatsApp da turma, como foto, em que todos poderão ter acesso.

Fechamento
Para finalizar, por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos expliquem, com as suas palavras, se os sonetos são feitos para serem lidos, escutados ou vistos. Oriente-os a enviar as suas sínteses da aula, respondendo a essa última questão, ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso.

Convite às famílias
Convide a família a assistir às adaptações do soneto de Vinícius de Moraes e a procurar, no YouTube, outros vídeos-poemas. Procure no acervo criado pela TV Cultura, no próprio YouTube do programa infantil Castelo-Rá-Tim-Bum, vários vídeos-poemas interessantes e lúdicos. Sugiro a playlist disponível aqui. Convide algum aluno a registrar esse momento em família, por meio de fotos e vídeos, e enviar aos outros alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_02SQA10

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


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