Atividade para impressão - Sonetos musicados - LPO9_02SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Soneto: palavra, som e imagem
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Soneto e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Textos impressos e/ou digitais. Projetor ou quadro digital para exibição de sonetos, canções e poemas visuais.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na interpretação dos textos. Não reconhecimento dos recursos paralinguísticos e cinésicos, da gestualidade e da pantomima para a construção de efeitos de sentido. Constrangimento para fazer a leitura expressiva dos sonetos e expor opinião. O professor deve esclarecer as dúvidas dos alunos e incentivar a troca de informações nos grupos e entre os grupos para que todos alcancem os objetivos da aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <file:///C:/Users/USER/Downloads/7396-27693-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Divida a sala em quatro grupos, para facilitar a análise dos sonetos, das canções e dos sonetos visuais. Desta forma, também não serão necessárias muitas cópias impressas dos textos.
- Projete ou escreva o título da aula e peça que os alunos, de forma colaborativa, verbalizem o que é um soneto, associando a definição com o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Inicialmente, distribua dois poemas para leitura: “Fanatismo”, de Florbela Espanca, e o “Soneto XXVII”, de Shakespeare.
Materiais complementares: Para acessar os sonetos desta aula, acesse aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
- Avise que irá exibir os mesmos sonetos que foram lidos, mas musicados, porque eles deverão realizar uma atividade em que terão que musicar um soneto e cantá-lo em um "concurso" de karaokê.
- Apresente o vídeo com a versão em canção (Fagner) do soneto “Fanatismo”, de Florbela Espanca. Peça que os alunos acompanhem a canção com o soneto impresso.
- Em seguida, passe para os alunos ouvirem a versão hard rock do “Soneto XXVII”, de Shakespeare. Da mesma forma, Peça que os alunos acompanhem a canção com o soneto impresso. No caso deste soneto, ofereça também uma tradução.
Materiais complementares: Para acessar o vídeo do soneto “Fanatismo”, clique aqui.
Para acessar a versão musicada do “Soneto XXVII” , clique aqui*.
*Observação: Para acessar o Spotify, é necessário criar uma conta. Caso prefira, pode ser sua conta do Facebook.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Exiba dois poemas visuais. Entregue também os mesmos sonetos visuais impressos para cada grupo.
Materiais complementares: Para acessar os sonetos visuais, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Peça que os grupos escolham um dos quatro sonetos trabalhados na aula para exploração: leitura, reflexão, troca de comentários. Os alunos devem interpretar o texto escolhido e identificar seu tema, condições de produção (refletir sobre a função social do poeta, em termos de diálogo com um dado público) e características composicionais e de estilo (linguagem empregada, organização, posição enunciativa do sujeito, estrutura narrativa dos textos). Espera-se que os alunos desenvolvam capacidades linguísticas e discursivas para sua formação leitora, refletindo sobre o papel social dos autores e dos leitores, o momento histórico de produção dos textos e o uso da linguagem e de elementos da língua para se fazer compreender.
- Para os que optarem pelos sonetos musicados, oriente que eles devem buscar, por meio da leitura, perceber como os elementos que caracterizam o gênero (ritmo, pausa, entonação, tom e timbre vocal) favorecem a interpretação do soneto, favorecendo a emoção intentada pelo eu lírico. Também devem observar como a transposição do poema para canção contribuiu para a interpretação do soneto.
- Para os que optaram pelos poemas visuais, solicite que identifiquem em conjunto quais são os elementos do poema visual e suas semelhanças com os sonetos musicados. Também que reflitam sobre o papel da imagem para a construção do sentido.
- Eles devem anotar suas observações numa folha de sulfite, criando uma espécie de mapa mental. A folha deve conter também o nome dos componentes do grupo, o título e autor do soneto. Acesse a explicação sobre mapas mentais no link disponível no Material complementar, que a ajudará a entender o que é e como orientar os alunos na construção do mapa mental. O ideal é não dar muitas orientações, mas cada grupo criar o mapa como achar mais eficiente.
Materiais complementares: Para acessar acessar informações sobre mapas mentais, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Peça que os grupos apresentem suas considerações sobre o texto analisado.
- Finalize questionando sobre a construção da imagem e da emoção nos poemas, considerando os gêneros: soneto, canção e poema visual. Espera-se que eles consigam perceber que nos sonetos musicados, elementos como ritmo, pausa, entonação, tom e timbre vocal favorecem a emoção do texto, alcançando o público-alvo de forma mais efetiva. Já nos poemas visuais, a identificação como soneto decorre da disposição das imagens em dois quartetos e dois tercetos, já a rima, pela repetição da figura em versos alternados. Quanto ao tema, o uso de perfurações de bala no “soneto das ditaduras” sugere o uso de armas, de violência para dominação. No “soneto alado”, os pássaros em diversas posições, sempre dispostos em fios (pautas). É importante que os alunos expressem sua interpretação, verbalizando o sentido alcançado nos textos.
- Questione: Os sonetos são para ser lidos, vistos ou ouvidos?
- Introduza o tema da próxima aula, indagando sobre a importância da voz/som para a emoção no soneto.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Explique o tema da aula e peça que eles se dividam em grupos de até 4 alunos, criando novos grupos no WhatsApp, para realizar a atividade.
Introdução
Quando os grupos de WhatsApp forem criados, envie a eles dois textos e peça que leiam: “Fanatismo”, de Florbela Espanca, e o “Soneto XXVII”, de Shakespeare, disponíveis no plano de aula.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, diga que os alunos irão ouvir duas músicas baseadas nos dois sonetos. Envie os links (disponíveis no plano de aula) e peça que eles ouçam acompanhando o soneto. Depois disso, envie os sonetos visuais, do slide “sonetos para ver”. Depois que as duplas apreciarem os sonetos “lidos, cantados e vistos”, peça que escolham um exemplar para fazer a análise, conforme as indicações do último slide de Desenvolvimento (para isso, explique, em um novo vídeo ou áudio, o que deve ser analisado caso os grupos tenham escolhido o soneto, a música ou o soneto visual, de acordo com as instruções do plano). No final, oriente que os alunos façam um mapa mental a partir da análise feita e o enviem no grupo de WhatsApp da turma, como foto, em que todos poderão ter acesso.
Fechamento
Para finalizar, por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos expliquem, com as suas palavras, se os sonetos são feitos para serem lidos, escutados ou vistos. Oriente-os a enviar as suas sínteses da aula, respondendo a essa última questão, ao grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso.
Convite às famílias
Convide a família a assistir às adaptações do soneto de Vinícius de Moraes e a procurar, no YouTube, outros vídeos-poemas. Procure no acervo criado pela TV Cultura, no próprio YouTube do programa infantil Castelo-Rá-Tim-Bum, vários vídeos-poemas interessantes e lúdicos. Sugiro a playlist disponível aqui. Convide algum aluno a registrar esse momento em família, por meio de fotos e vídeos, e enviar aos outros alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Soneto: palavra, som e imagem
Finalidade da aula: Perceber, por meio de sonetos musicados, o uso de recursos como o ritmo, as pausas e a entonação, para a compreensão
e a interpretação dos poemas. Identificar o uso de recursos paralinguísticos e cinésicos, da gestualidade e da pantomima para a construção de efeitos de sentido.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: SonetoObjeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais/oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Soneto e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Textos impressos e/ou digitais. Projetor ou quadro digital para exibição de sonetos, canções e poemas visuais.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na interpretação dos textos. Não reconhecimento dos recursos paralinguísticos e cinésicos, da gestualidade e da pantomima para a construção de efeitos de sentido. Constrangimento para fazer a leitura expressiva dos sonetos e expor opinião. O professor deve esclarecer as dúvidas dos alunos e incentivar a troca de informações nos grupos e entre os grupos para que todos alcancem os objetivos da aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <file:///C:/Users/USER/Downloads/7396-27693-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.