15494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A estrutura do soneto: estrofe

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre estrofação, sua tipologia e função, analisando qual a sua contribuição para a construção do sentido no soneto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A estrutura do soneto: estrofe

Finalidade da aula: Entender o que é a estrofação, sua tipologia e função, analisando qual a sua contribuição  para a construção do sentido no soneto.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Soneto

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Figuras de linguagem

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48 / EF89LP37

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), folhas sulfite, papel canson, craft ou cartolina, canetas hidrográficas e lápis de cor. Aguardando liberação dos textos.

Informações sobre o gênero:  Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a estrutura dos sonetos e reconhecer sua tipologia: esclarecer as dúvidas do aluno. Outra possibilidade é oferecer como material de apoio, para posterior consulta, o vídeo sobre tipos de estrofes. Com este material, o aluno poderá entender mais detalhadamente o que é um terceto, uma quadra e os demais tipos de estrofes.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

O Cancioneiro, Revista SuperInteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-cancioneiro/>. Acesso em: 10 set. 2018.

SHAKESPEARE, William. 30 Sonetos. Tradução: Ivo Barroso. 1991. Editora Nova Fronteira. _______________. “Sonetos”. Tradução: Jorge Wanderley. 2a. Edição. 1991. Civilização Brasileira.

Shakespeare – poemas, Revista Prosa Versos e Arte. Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/shakespeare-poemas/>. Acesso em: 10 set. 2018.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Sobre o soneto, Bernardo Souto. Disponível em: <http://homemeterno.com/2017/07/sobre-o-soneto/>. Acesso em: 10 set. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa.  Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em :


Código: LPO9_02SQA04

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas