15494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A estrutura do soneto: estrofe

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre estrofação, sua tipologia e função, analisando qual a sua contribuição para a construção do sentido no soneto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas, para discutir as atividades. Peça que eles criem um grupo de comunicação no WhatsApp e o adicionem para ir acompanhando a discussão. Ainda no mesmo áudio ou vídeo, explique o que é um soneto, conforme as instruções do plano.

Introdução
Distribua, em cada grupo, dois sonetos (um italiano e outro inglês, respectivamente o Soneto XIII, de Olavo Bilac, e o Soneto XII, de William Shakespeare), junto com a ficha de análise e interpretação dos sonetos. Por áudio ou mensagem de texto, peça que eles preencham o primeiro item desta ficha, que dá ênfase no aspecto estrutural do sonetos. Peça que eles discutam em seus grupos e, quando terminarem, que um deles envie a resposta (por foto ou texto).

Desenvolvimento
Envie, então, o soneto monostrófico “Rio Verde”, de Lenilde Freitas, e os oriente, por áudio, a preencher toda a ficha de atividades enviada anteriormente, comparando os sonetos quanto ao número de estrofes e versos. Oriente-os também a fazer desenhos para ilustrar o poema (peça que cada integrante do grupo faça um desenho diferente). Peça que um aluno, ao final da atividade, envie a ficha preenchida para o e-mail do professor e disponibilize um áudio (ou mensagem de texto) a todos da turma, comentando que cada estrofe tem unidade de conteúdo e ritmo, contribuindo para a construção do soneto.

Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os grupos enviem as suas ilustrações sobre os sonetos no grupo de WhatsApp da turma, explicando rapidamente como ele se atrela ao soneto escolhido.

Convite às famílias
Convide a família a conhecer as obras do poeta italiano Petrarca e do inglês Shakespeare, importantes nomes na Literatura Universal. Traga os clássicos para a casa, resgatando produções literárias importantes e tornando-as comuns no cotidiano dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_02SQA04

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas