15492
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção escrita: manchete e lide em notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre produção escrita: manchete e lide em notícias.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Produção  escrita: manchete e lide em notícias

Finalidade da aula: Produzir o texto que foi planejado considerando as características da manchete e do lide em notícias.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Manchetes e lides de notícias

Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)

Prática de linguagem: Leitura/escutaHabilidade(s) da BNCC: (EF15LP05)

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.

 

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com pauta para produção da escrita.

 

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

 

Dificuldades antecipadas:  Dificuldade de organizar as ideias para produção textual.

Falta de compreensão acerca da função social da escrita de manchetes e lides de notícia, dificuldade  na compreensão da importância que esse tipo de texto possui na informação e comunicação em massa dos acontecimentos.

 

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.


Código: LPO2_04SQA14

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas