Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: gravação de áudio pelo celular.
Tema
Encaminhe aos alunos um documento relembrando as classes gramaticais, em geral, e o adjunto adverbial, em particular. Pergunte se eles se lembram qual a principal função dessa classe. Escreva no documento a seguinte oração: “Minha tia formou-se.” e pergunte aos alunos se ela possui sentido completo. Espera-se que respondam que sintaticamente sim, mas que, semanticamente, poderiam ser feitas as seguintes perguntas ao verbo: “em quê”, “quando”, “onde”. Desse modo, peça que completem a frase: “Minha tia formou-se…”, com as seguintes circunstâncias: campo = em Medicina, em Letras, em Arquitetura…; lugar = em Harvard, em uma universidade particular, na Unicamp…; tempo = em 1980, na década de 90, na semana passada…
Introdução
Apresente rapidamente aos alunos, ainda no documento enviado anteriormente, a escritora Lygia Fagundes Telles. Comente sobre o conto “Natal na barca”. Diga a eles que o título apresenta dois determinantes circunstanciais (dois advérbios). Pergunte quais as circunstâncias expressas: “Natal” (tempo) e “na barca” (lugar). Material necessário: conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, disponível aqui. Material de apoio: para conhecer um pouco mais a autora Lygia Fagundes Telles, acesse o link disponível aqui.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a formarem grupos de 4 integrantes. Explique-lhes que, para que a atividade seja realizada, será necessário que esses grupos criem subgrupos no WhatsApp, para que possam interagir por meio de chamadas de vídeo, áudio ou mensagens. A atividade a ser desenvolvida consistirá na distribuição de três versões do conto de Lygia (cada grupo receberá uma). Diga-lhes que em cada versão há um trecho que estará com lacunas para que eles preencham com as circunstâncias que acharem mais indicadas (com sentido e com criatividade), usando, para isso, os adjuntos adverbiais. Material complementar: texto para a atividade de reescrita de “Natal na barca”, disponível aqui.
Fechamento
Deixe esse momento para que os alunos comentem o que acharam da atividade desenvolvida sobre o uso de adjuntos adverbiais e o que aprenderam com ela. Para isso, peça que cada grupo escolha um integrante para fazer um breve relato oral (gravação de áudio) sobre as impressões do grupo quanto à atividade.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler o conto de Lygia Fagundes Telles.