15490
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os adjuntos adverbiais e suas circunstâncias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os adjuntos adverbiais na construção de um texto.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é auxiliar os alunos para que usem de forma eficiente os adjuntos adverbiais na construção de um texto.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, quadro, Google Drive, Datashow, PC, Internet.

Dificuldades antecipadas: Variar as inúmeras circunstâncias que podem ser dadas pelos adjuntos adnominais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Relembre aos alunos sobre as classes gramaticais, em geral, e sobre o adjunto adverbial, em particular. Pergunte-lhes se eles se lembram qual a maior função dessa classe (“modificar” algumas palavras, de modo a fornecer-lhes determinadas circunstâncias como lugar, tempo, dúvida, negação, entre outras).
  • Escreva no quadro a seguinte oração: “Minha tia formou-se.” e pergunte aos alunos se ela possui sentido completo. Espera-se que respondam que sintaticamente sim, mas que, semanticamente, poderiam ser feitas as seguintes perguntas ao verbo: “em quê”, “quando”, “onde”. Desse modo, peça que completem a frase: “Minha tia formou-se …”, com as seguintes circunstâncias:
  • campo = em Medicina, em Letras, em Arquitetura…
  • lugar = em Harvard, em uma universidade particular, na Unicamp…
  • tempo = em 1980, na década de 90, na semana passada….

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente, rapidamente, aos alunos a escritora Lygia Fagundes Telles e comente sobre o conto “Natal na barca”.
  • Diga a eles que o título apresenta dois determinantes circunstanciais (dois advérbios). Pergunte-lhes quais as circunstâncias expressas: “Natal” (tempo) e “na barca” (lugar).

Material necessário:

Fonte: TELLES, Lygia Fagundes, “Natal na barca”. Disponível em: http://contobrasileiro.com.br/natal-na-barca-conto-de-lygia-fagundes-telles/ Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Material de apoio:

Para conhecer um pouco mais a autora Lygia Fagundes Telles, acesse o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles.. Acesso em: 22 de janeiro de 2019.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a se agruparem com 4-5 integrantes,
  • Explique-lhes que a atividade a ser desenvolvida consistirá na distribuição de três versões do conto de Lygia (cada grupo receberá uma).
  • Diga-lhes que em cada versão há um trecho que estará com lacunas para que eles preencham com as circunstâncias que acharem mais indicada (com sentido e com criatividade), usando, para isso, os adjuntos adverbiais.
  • Avise-os que eles terão uns 10 minutos para preencherem as lacunas e mais uns 10-15 minutos para a leitura do trecho e correção.

Materiais complementares:

Texto impresso para a atividade de reescrita de “Natal na barca”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cySCNcAbFxcyQRbyWs2QBCPyVCmbYqwHd9VRpXnCHsuFeWvtPQWV56dBmz2/atividade-para-impressao-natal-na-barca-lp08-09ats03.pdf

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Deixe esse momento para que os alunos comentem o que acharam da atividade desenvolvida sobre o uso de adjuntos adverbiais e o que aprenderam com ela.
  • Espera-se que percebam:
  • que os adjuntos adverbiais estão relacionados ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio;
  • quais as circunstâncias que podem apresentar (companhia, modo, tempo, lugar…);
  • que, dependendo do contexto, eles são fundamentais e não acessórios;
  • que advérbios diferentes podem expressar a mesma circunstância (por exemplo: amanhã e naquela noite, ambos indicando a questão temporal).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é auxiliar os alunos para que usem de forma eficiente os adjuntos adverbiais na construção de um texto.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, quadro, Google Drive, Datashow, PC, Internet.

Dificuldades antecipadas: Variar as inúmeras circunstâncias que podem ser dadas pelos adjuntos adnominais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Relembre aos alunos sobre as classes gramaticais, em geral, e sobre o adjunto adverbial, em particular. Pergunte-lhes se eles se lembram qual a maior função dessa classe (“modificar” algumas palavras, de modo a fornecer-lhes determinadas circunstâncias como lugar, tempo, dúvida, negação, entre outras).
  • Escreva no quadro a seguinte oração: “Minha tia formou-se.” e pergunte aos alunos se ela possui sentido completo. Espera-se que respondam que sintaticamente sim, mas que, semanticamente, poderiam ser feitas as seguintes perguntas ao verbo: “em quê”, “quando”, “onde”. Desse modo, peça que completem a frase: “Minha tia formou-se …”, com as seguintes circunstâncias:
  • campo = em Medicina, em Letras, em Arquitetura…
  • lugar = em Harvard, em uma universidade particular, na Unicamp…
  • tempo = em 1980, na década de 90, na semana passada….

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente, rapidamente, aos alunos a escritora Lygia Fagundes Telles e comente sobre o conto “Natal na barca”.
  • Diga a eles que o título apresenta dois determinantes circunstanciais (dois advérbios). Pergunte-lhes quais as circunstâncias expressas: “Natal” (tempo) e “na barca” (lugar).

Material necessário:

Fonte: TELLES, Lygia Fagundes, “Natal na barca”. Disponível em: http://contobrasileiro.com.br/natal-na-barca-conto-de-lygia-fagundes-telles/ Acesso em: 21 de outubro de 2018.

Material de apoio:

Para conhecer um pouco mais a autora Lygia Fagundes Telles, acesse o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles.. Acesso em: 22 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a se agruparem com 4-5 integrantes,
  • Explique-lhes que a atividade a ser desenvolvida consistirá na distribuição de três versões do conto de Lygia (cada grupo receberá uma).
  • Diga-lhes que em cada versão há um trecho que estará com lacunas para que eles preencham com as circunstâncias que acharem mais indicada (com sentido e com criatividade), usando, para isso, os adjuntos adverbiais.
  • Avise-os que eles terão uns 10 minutos para preencherem as lacunas e mais uns 10-15 minutos para a leitura do trecho e correção.

Materiais complementares:

Texto impresso para a atividade de reescrita de “Natal na barca”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cySCNcAbFxcyQRbyWs2QBCPyVCmbYqwHd9VRpXnCHsuFeWvtPQWV56dBmz2/atividade-para-impressao-natal-na-barca-lp08-09ats03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Deixe esse momento para que os alunos comentem o que acharam da atividade desenvolvida sobre o uso de adjuntos adverbiais e o que aprenderam com ela.
  • Espera-se que percebam:
  • que os adjuntos adverbiais estão relacionados ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio;
  • quais as circunstâncias que podem apresentar (companhia, modo, tempo, lugar…);
  • que, dependendo do contexto, eles são fundamentais e não acessórios;
  • que advérbios diferentes podem expressar a mesma circunstância (por exemplo: amanhã e naquela noite, ambos indicando a questão temporal).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano