Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é auxiliar os alunos para que usem de forma eficiente os adjuntos adverbiais na construção de um texto.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, quadro, Google Drive, Datashow, PC, Internet.
Dificuldades antecipadas: Variar as inúmeras circunstâncias que podem ser dadas pelos adjuntos adnominais.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.
Acesso em: 11 out. 2018.
CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Relembre aos alunos sobre as classes gramaticais, em geral, e sobre o adjunto adverbial, em particular. Pergunte-lhes se eles se lembram qual a maior função dessa classe (“modificar” algumas palavras, de modo a fornecer-lhes determinadas circunstâncias como lugar, tempo, dúvida, negação, entre outras).
- Escreva no quadro a seguinte oração: “Minha tia formou-se.” e pergunte aos alunos se ela possui sentido completo. Espera-se que respondam que sintaticamente sim, mas que, semanticamente, poderiam ser feitas as seguintes perguntas ao verbo: “em quê”, “quando”, “onde”. Desse modo, peça que completem a frase: “Minha tia formou-se …”, com as seguintes circunstâncias:
- campo = em Medicina, em Letras, em Arquitetura…
- lugar = em Harvard, em uma universidade particular, na Unicamp…
- tempo = em 1980, na década de 90, na semana passada….
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente, rapidamente, aos alunos a escritora Lygia Fagundes Telles e comente sobre o conto “Natal na barca”.
- Diga a eles que o título apresenta dois determinantes circunstanciais (dois advérbios). Pergunte-lhes quais as circunstâncias expressas: “Natal” (tempo) e “na barca” (lugar).
Material necessário:
Fonte: TELLES, Lygia Fagundes, “Natal na barca”. Disponível em: http://contobrasileiro.com.br/natal-na-barca-conto-de-lygia-fagundes-telles/ Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Material de apoio:
Para conhecer um pouco mais a autora Lygia Fagundes Telles, acesse o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles.. Acesso em: 22 de janeiro de 2019.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a se agruparem com 4-5 integrantes,
- Explique-lhes que a atividade a ser desenvolvida consistirá na distribuição de três versões do conto de Lygia (cada grupo receberá uma).
- Diga-lhes que em cada versão há um trecho que estará com lacunas para que eles preencham com as circunstâncias que acharem mais indicada (com sentido e com criatividade), usando, para isso, os adjuntos adverbiais.
- Avise-os que eles terão uns 10 minutos para preencherem as lacunas e mais uns 10-15 minutos para a leitura do trecho e correção.
Materiais complementares:
Texto impresso para a atividade de reescrita de “Natal na barca”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cySCNcAbFxcyQRbyWs2QBCPyVCmbYqwHd9VRpXnCHsuFeWvtPQWV56dBmz2/atividade-para-impressao-natal-na-barca-lp08-09ats03.pdf
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Deixe esse momento para que os alunos comentem o que acharam da atividade desenvolvida sobre o uso de adjuntos adverbiais e o que aprenderam com ela.
- Espera-se que percebam:
- que os adjuntos adverbiais estão relacionados ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio;
- quais as circunstâncias que podem apresentar (companhia, modo, tempo, lugar…);
- que, dependendo do contexto, eles são fundamentais e não acessórios;
- que advérbios diferentes podem expressar a mesma circunstância (por exemplo: amanhã e naquela noite, ambos indicando a questão temporal).