15489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os adjuntos adverbiais na construção de um conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Os adjuntos adverbiais na construção de um conto

Finalidade da aula: Compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP10

Título da aula: Os adjuntos adverbiais na construção de um conto

Finalidade da aula: Compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP10

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

 

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, Google Drive, Datashow, PC, material impresso (conto).

Fonte: “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca Acesso em 17 de outubro de 2018.

 

Dificuldades antecipadas: Entender os sentidos intencionais produzidos pelo enunciador de um texto literário.

 

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.


Código: LPO8_09ATS02

(EF08LP10) Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas