15489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os adjuntos adverbiais na construção de um conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, Google Drive, Datashow, PC, material impresso (conto).

Fonte: “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca Acesso em 17 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Entender os sentidos intencionais produzidos pelo enunciador de um texto literário.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente, em linhas gerais, o escritor Vinícius de Moraes, cujo texto “Conto carioca” será lido por eles.
  • Relembre a eles que já viram os adjuntos adverbiais e as circunstâncias que expressam. Peça que digam algumas de que eles se lembrem (tempo, lugar, modo, intensidade, modo…).

Material necessário:

cópia do conto “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UR2bKTDgA3X5372BrnBnkuRj5z9TwTgX95pgbybGfAB64Q5mCnfPHGhxDGrU/atividade-para-impressao-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Em relação ao título do texto “Conto carioca”, questione os alunos sobre a palavra “carioca” que, mesmo sendo um adjetivo, indica uma circunstância de …?
  • Espera-se que a resposta seja de lugar: carioca, relacionado ao Rio de Janeiro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto de Vinícius a cada aluno.
  • Escolha alguns alunos para a leitura da história em voz alta para a classe.
  • Chame a atenção deles para a constituição de uma narrativa com seus elementos básicos (narrador, foco narrativo, personagem, tempo, espaço). Determine que eles usem exemplos do conto “Conto carioca” para identificá-los. Espera-se, portanto, as seguintes respostas: o narrador (onisciente, está “fora” dos acontecimentos, acompanhando o personagem principal), as personagens (o moço do Cadillac e a moça branca), as participações de cada personagem no desenvolvimento narrativo (protagonistas, secundários), o tempo (noite, madrugada), o espaço (Avenida Atlântica, Botafogo, cemitério), o foco (3° pessoa, seguindo o trajeto do moço do Cadillac) o uso dos discursos (direto e indireto).
  • Na sequência, chame a atenção deles para os determinantes circunstanciais usados não só para provocar a surpresa no final (a mulher ser um fantasma, já que atravessa pelo portão e desaparece), mas também as pistas que foram deixadas pela narrativa (uma mulher branca, toda de branco, fria como o mármore, com cheiro de flores).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com os alunos, escreva na lousa alguns determinantes circunstanciais que eles podem localizar em um texto: de negação, de lugar, de tempo, de intensidade, de modo, de companhia, de exclusão, entre outros.
  • Depois, em grupos de 5-6 integrantes,peça que releiam o conto de Vinícius, mas, dessa vez, circulando todos os adjuntos adverbiais usados pelo autor e escrevendo (na própria cópia do texto) qual a circunstância expressa.
  • Podem-se usar os 10-12 minutos restantes para essa parte da atividade.
  • Releia o texto com eles e, à medida da leitura, eles dizem qual o advérbio assinalado e qual a circunstância expressa.

Material necessário:

Gabarito dessa atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nb7aaY2e2m8zGWYnyn6VywxRrJmz6hQdeGH5Zf8rXkXgaaUcVJMFV4NRaWe/resolucao-da-atividade-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que comentem sobre as principais escolhas circunstanciais (quais os advérbios mais usados) do autor para essa história. Espera-se que eles percebam as intenções narrativas para uma melhor construção literária, como, por exemplo, ser noite para madrugada, quando tudo fica mais difuso e solitário, a moça atravessar “através” do portão como confirmação da sua imaterialidade, entre outras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, Google Drive, Datashow, PC, material impresso (conto).

Fonte: “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca Acesso em 17 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Entender os sentidos intencionais produzidos pelo enunciador de um texto literário.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente, em linhas gerais, o escritor Vinícius de Moraes, cujo texto “Conto carioca” será lido por eles.
  • Relembre a eles que já viram os adjuntos adverbiais e as circunstâncias que expressam. Peça que digam algumas de que eles se lembrem (tempo, lugar, modo, intensidade, modo…).

Material necessário:

cópia do conto “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UR2bKTDgA3X5372BrnBnkuRj5z9TwTgX95pgbybGfAB64Q5mCnfPHGhxDGrU/atividade-para-impressao-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Em relação ao título do texto “Conto carioca”, questione os alunos sobre a palavra “carioca” que, mesmo sendo um adjetivo, indica uma circunstância de …?
  • Espera-se que a resposta seja de lugar: carioca, relacionado ao Rio de Janeiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto de Vinícius a cada aluno.
  • Escolha alguns alunos para a leitura da história em voz alta para a classe.
  • Chame a atenção deles para a constituição de uma narrativa com seus elementos básicos (narrador, foco narrativo, personagem, tempo, espaço). Determine que eles usem exemplos do conto “Conto carioca” para identificá-los. Espera-se, portanto, as seguintes respostas: o narrador (onisciente, está “fora” dos acontecimentos, acompanhando o personagem principal), as personagens (o moço do Cadillac e a moça branca), as participações de cada personagem no desenvolvimento narrativo (protagonistas, secundários), o tempo (noite, madrugada), o espaço (Avenida Atlântica, Botafogo, cemitério), o foco (3° pessoa, seguindo o trajeto do moço do Cadillac) o uso dos discursos (direto e indireto).
  • Na sequência, chame a atenção deles para os determinantes circunstanciais usados não só para provocar a surpresa no final (a mulher ser um fantasma, já que atravessa pelo portão e desaparece), mas também as pistas que foram deixadas pela narrativa (uma mulher branca, toda de branco, fria como o mármore, com cheiro de flores).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com os alunos, escreva na lousa alguns determinantes circunstanciais que eles podem localizar em um texto: de negação, de lugar, de tempo, de intensidade, de modo, de companhia, de exclusão, entre outros.
  • Depois, em grupos de 5-6 integrantes,peça que releiam o conto de Vinícius, mas, dessa vez, circulando todos os adjuntos adverbiais usados pelo autor e escrevendo (na própria cópia do texto) qual a circunstância expressa.
  • Podem-se usar os 10-12 minutos restantes para essa parte da atividade.
  • Releia o texto com eles e, à medida da leitura, eles dizem qual o advérbio assinalado e qual a circunstância expressa.

Material necessário:

Gabarito dessa atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nb7aaY2e2m8zGWYnyn6VywxRrJmz6hQdeGH5Zf8rXkXgaaUcVJMFV4NRaWe/resolucao-da-atividade-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que comentem sobre as principais escolhas circunstanciais (quais os advérbios mais usados) do autor para essa história. Espera-se que eles percebam as intenções narrativas para uma melhor construção literária, como, por exemplo, ser noite para madrugada, quando tudo fica mais difuso e solitário, a moça atravessar “através” do portão como confirmação da sua imaterialidade, entre outras.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano