Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso dos adjuntos adverbiais na construção de sentido de um conto.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, Google Drive, Datashow, PC, material impresso (conto).
Fonte: “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca Acesso em 17 de outubro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Entender os sentidos intencionais produzidos pelo enunciador de um texto literário.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.
Acesso em: 11 out. 2018.
CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8, São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente, em linhas gerais, o escritor Vinícius de Moraes, cujo texto “Conto carioca” será lido por eles.
- Relembre a eles que já viram os adjuntos adverbiais e as circunstâncias que expressam. Peça que digam algumas de que eles se lembrem (tempo, lugar, modo, intensidade, modo…).
Material necessário:
cópia do conto “Conto carioca”, de Vinícius de Moraes. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UR2bKTDgA3X5372BrnBnkuRj5z9TwTgX95pgbybGfAB64Q5mCnfPHGhxDGrU/atividade-para-impressao-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf
Introdução
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Em relação ao título do texto “Conto carioca”, questione os alunos sobre a palavra “carioca” que, mesmo sendo um adjetivo, indica uma circunstância de …?
- Espera-se que a resposta seja de lugar: carioca, relacionado ao Rio de Janeiro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
- Entregue uma cópia do texto de Vinícius a cada aluno.
- Escolha alguns alunos para a leitura da história em voz alta para a classe.
- Chame a atenção deles para a constituição de uma narrativa com seus elementos básicos (narrador, foco narrativo, personagem, tempo, espaço). Determine que eles usem exemplos do conto “Conto carioca” para identificá-los. Espera-se, portanto, as seguintes respostas: o narrador (onisciente, está “fora” dos acontecimentos, acompanhando o personagem principal), as personagens (o moço do Cadillac e a moça branca), as participações de cada personagem no desenvolvimento narrativo (protagonistas, secundários), o tempo (noite, madrugada), o espaço (Avenida Atlântica, Botafogo, cemitério), o foco (3° pessoa, seguindo o trajeto do moço do Cadillac) o uso dos discursos (direto e indireto).
- Na sequência, chame a atenção deles para os determinantes circunstanciais usados não só para provocar a surpresa no final (a mulher ser um fantasma, já que atravessa pelo portão e desaparece), mas também as pistas que foram deixadas pela narrativa (uma mulher branca, toda de branco, fria como o mármore, com cheiro de flores).
Desenvolvimento
Orientações:
- Com os alunos, escreva na lousa alguns determinantes circunstanciais que eles podem localizar em um texto: de negação, de lugar, de tempo, de intensidade, de modo, de companhia, de exclusão, entre outros.
- Depois, em grupos de 5-6 integrantes,peça que releiam o conto de Vinícius, mas, dessa vez, circulando todos os adjuntos adverbiais usados pelo autor e escrevendo (na própria cópia do texto) qual a circunstância expressa.
- Podem-se usar os 10-12 minutos restantes para essa parte da atividade.
- Releia o texto com eles e, à medida da leitura, eles dizem qual o advérbio assinalado e qual a circunstância expressa.
Material necessário:
Gabarito dessa atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nb7aaY2e2m8zGWYnyn6VywxRrJmz6hQdeGH5Zf8rXkXgaaUcVJMFV4NRaWe/resolucao-da-atividade-conto-carioca-lp08-09ats02.pdf
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que comentem sobre as principais escolhas circunstanciais (quais os advérbios mais usados) do autor para essa história. Espera-se que eles percebam as intenções narrativas para uma melhor construção literária, como, por exemplo, ser noite para madrugada, quando tudo fica mais difuso e solitário, a moça atravessar “através” do portão como confirmação da sua imaterialidade, entre outras.