15488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: uma análise do uso de recursos de coesão sequencial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Gabriella Fonseca
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Artigo de divulgação científica: uma análise do uso de recursos de coesão sequencial

Finalidade da aula: Analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe. Textualização. Progressão Temática.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/ EF89LP29

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

 

Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber quais são os recursos de coesão sequencial que servem para relacionar e articular as partes do texto.

 

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.  Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.




Código: LPO8_14ATS01

(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas