15486
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecendo um conto acumulativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o sentido global do texto deste gênero observando recursos gráficos, imagens e dados da obra e fazendo inferências.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Conhecendo um conto acumulativo

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos apreendam o sentido global do texto deste gênero observando recursos gráficos, imagens e dados da obra, fazendo inferências e destacando na escrita informações explícitas, coletivamente ou entre pares.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/leitura colaborativa e autônoma/ formação do leitor literário.

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação artístico-Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

 

Materiais necessários: Sugestão de conto acumulativo, “A princesa Maribel”, de Patacrúa, ed. Positivo; cartões com perguntas (adivinhas) sobre o conto; projetor e trecho do conto para projeção ou cartaz com trecho do texto ou caneta para transcrever trecho no quadro. O trecho deve conter a sequência acumulativa completa do conto.

 

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.


MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.


REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/


Código: LPO1_02SQA02

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas