9483
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Operações na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03NUM02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.

- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O aquecimento desta atividade pode retomar caso os planos estejam sendo utilizados na ordem, ou apresentar a reta numerada. É interessante apresentar a situação através de uma fotografia ou um print de tela com a reta numerada com os questionamentos para que os alunos comecem a engajar-se na atividade. Ela pode, inclusive, ser enviada antes da aula para que os alunos comecem a pensar sobre o assunto. Você também pode gravar um vídeo com o desafio. A atividade pode ser enviada via WhatsApp, e-mail ou pelo Google sala de aula, caso seja utilizado. Incentive a discussão dos alunos antes da aula.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao slide com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, principalmente a reta numerada e as dicas. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a reta numerada e as dicas no caderno. Os alunos primeiramente devem fazer a leitura e tentar resolver a situação individualmente, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Depois, peça que discutam com um colega via Bate-papo, Whatsapp, ou, se for possível utilizar o Zoom, podem fazer grupos de discussão. Caso essa seja sua opção, não se esqueça de circular pelos grupos e verificar se o trabalho está sendo produtivo. Você pode disponibilizar as questões para a discussão nos grupos para que se possam ter um guia:
     - O que você observou na reta?
     - Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
     - Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
     - Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Discussão das soluções
A discussão das soluções é bastante importante, pois é a oportunidade que os alunos discutirem o que descobriram e escutar seus pares. Dessa forma, podem comparar estratégias e verificar se conseguiram fazer ou o que acertaram ou não. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar os slides 7 a 13 ou fotografar os slides e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Uma outra opção é utilizar áudios provocando a discussão entre os grupos. Os alunos também podem compartilhar as suas soluções via texto, fotografia, áudio ou vídeo.

Sistematização
É importante dar uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo, áudio ou pelo compartilhamento do slide 14 ou da fotografia do slide pela via de comunicação escolhida, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem que foi significativa. Os alunos devem realizar esse registro no caderno para posterior consulta.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem desafios uns aos outros utilizando a reta numerada ou através de jogos online como os indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_03NUM02

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas