Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.
Conceito-chave
Deslocamentos na reta numerada
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Desenhe a reta numerada no quadro, faça um cartaz ou projete-a em uma tela. Discuta com os alunos sobre a localização dos objetos.Leia a comanda e utilize as questão com os alunos.
Propósito: Localizar objetos na reta numerada
Discuta com a turma:
- Qual é o intervalo da reta?
- Em que ponto Marcelo está?
- Em que ponto da reta está o dado?
- Em que ponto da reta está a bola?
- O ponto em que Marcelo está é maior ou menor que o ponto do dado? E da bola?
Resolução: O intervalo da reta é de 10 em 10, portanto os números que faltam são: 1 530; 1 540; 1 550. Assim o dado está no ponto representado pelo número 1 530 e a bola no 1 550.
Atividade principal (slide 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade principal (slide 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Materiais Complementares:
Atividade principal (slide 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha, e explique aos colegas. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 5 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 5 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes, utilizando o slide ou escrevendo e desenhando as retas no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
- Como realizamos uma adição na reta numerada?
- E uma subtração?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Faça a verificação se todos realizaram a atividade. Após essa verificação, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram.
Propósito: Utilizar a reta numerada como suporte para adição e subtração.
Discuta com a turma:
- No ponto A, iniciamos a contagem em qual número? Ao somarmos 15, o que aconteceu?
- No ponto B, iniciamos a contagem em qual número? Ao subtrairmos 10, o que aconteceu?
Materiais Complementares para impressão: