9483
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Operações na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.

Conceito-chave

Deslocamentos na reta numerada

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Desenhe a reta numerada no quadro, faça um cartaz ou projete-a em uma tela. Discuta com os alunos sobre a localização dos objetos.Leia a comanda e utilize as questão com os alunos.

Propósito: Localizar objetos na reta numerada

Discuta com a turma:

  • Qual é o intervalo da reta?
  • Em que ponto Marcelo está?
  • Em que ponto da reta está o dado?
  • Em que ponto da reta está a bola?
  • O ponto em que Marcelo está é maior ou menor que o ponto do dado? E da bola?

Resolução: O intervalo da reta é de 10 em 10, portanto os números que faltam são: 1 530; 1 540; 1 550. Assim o dado está no ponto representado pelo número 1 530 e a bola no 1 550.

Atividade principal (slide 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
  • Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
  • Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slide 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
  • Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
  • Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Materiais Complementares:

Atividade principal (slide 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
  • Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
  • Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Materiais Complementares:

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Materiais Complementares:

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha, e explique aos colegas. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 7 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 5 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Discussão da solução (slides 5 a 13) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes, utilizando o slide ou escrevendo e desenhando as retas no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
  • Como realizamos uma adição na reta numerada?
  • E uma subtração?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Faça a verificação se todos realizaram a atividade. Após essa verificação, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram.

Propósito: Utilizar a reta numerada como suporte para adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • No ponto A, iniciamos a contagem em qual número? Ao somarmos 15, o que aconteceu?
  • No ponto B, iniciamos a contagem em qual número? Ao subtrairmos 10, o que aconteceu?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.

Conceito-chave

Deslocamentos na reta numerada

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Desenhe a reta numerada no quadro, faça um cartaz ou projete-a em uma tela. Discuta com os alunos sobre a localização dos objetos.Leia a comanda e utilize as questão com os alunos.

Propósito: Localizar objetos na reta numerada

Discuta com a turma:

  • Qual é o intervalo da reta?
  • Em que ponto Marcelo está?
  • Em que ponto da reta está o dado?
  • Em que ponto da reta está a bola?
  • O ponto em que Marcelo está é maior ou menor que o ponto do dado? E da bola?

Resolução: O intervalo da reta é de 10 em 10, portanto os números que faltam são: 1 530; 1 540; 1 550. Assim o dado está no ponto representado pelo número 1 530 e a bola no 1 550.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
  • Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
  • Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
  • Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
  • Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
  • Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
  • Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha, e explique aos colegas. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Qual o intervalo da reta?
  • Em qual número iniciamos?
  • O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
  • Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
  • Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes, utilizando o slide ou escrevendo e desenhando as retas no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
  • Como realizamos uma adição na reta numerada?
  • E uma subtração?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Faça a verificação se todos realizaram a atividade. Após essa verificação, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram.

Propósito: Utilizar a reta numerada como suporte para adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • No ponto A, iniciamos a contagem em qual número? Ao somarmos 15, o que aconteceu?
  • No ponto B, iniciamos a contagem em qual número? Ao subtrairmos 10, o que aconteceu?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano