15478
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise do uso de advérbios e locuções adverbiais em situações diversas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre advérbios e locuções adverbiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Análise do uso de advérbios e locuções adverbiais em situações diversas

Finalidade da aula: Analisar, em situações diversas, o valor do advérbio ou locução adverbial por meio de exercícios

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF07LP09

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel de advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Computador ligado a projetor, quadro e giz, folhas com exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em estabelecer relações entre advérbios e locuções adverbiais e a intencionalidade linguística de seu uso, de início.
É importante, então, que o professor, sem críticas, leve-os a perceber que a língua é viva e as atribuições de sentido são dadas pelos falantes. Assim, verão que a análise a ser feita é natural e não se restringe a normas memorizadas.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.


Código: LPO7_12ATS02

(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas