15477
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O complemento verbal e seu papel para a atribuição de sentidos nos textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre completo verbal e atribuição de sentido

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luzia Julidori
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silva Albert

Título da aula: O complemento verbal e seu papel para a atribuição de sentidos nos textos

Finalidade da aula: Retomar o conceito de transitividade verbal  e de complemento verbal para identificar o seu papel na atribuição de sentidos nos textos

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidades da BNCC:EF07LP07 - Localizar no  texto a informação explícita relativa à descrição de determinado processo, objeto, fato, lugar ou pessoa.  

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias dos textos trabalhados, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.


Código: LPO7_11ATS01

(EF07LP07) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas