Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luzia Julidori
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silva Albert
Título da aula: O complemento verbal e seu papel para a atribuição de sentidos nos textos
Finalidade da aula: Retomar o conceito de transitividade verbal e de complemento verbal para identificar o seu papel na atribuição de sentidos nos textos
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC:EF07LP07 - Localizar no texto a informação explícita relativa à descrição de determinado processo, objeto, fato, lugar ou pessoa.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.
Materiais necessários: Cópias dos textos trabalhados, projetor e computador.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.
Referências sobre o assunto:
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.