15477
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O complemento verbal e seu papel para a atribuição de sentidos nos textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre completo verbal e atribuição de sentido

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias dos textos trabalhados, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em quatro ou oito grupos, conforme a quantidade de estudantes. Essa organização será necessária para que eles discutam a respeito dos textos trabalhados nesta aula e realizem as atividades propostas de forma mais próxima, facilitando a participação de todos.
  • Relembre com a turma a as classes de palavras (dê atenção especial às classes do verbo, substantivo e pronome) e a estrutura básica da oração (sujeito+verbo+complemento), bem como a relação entre esses conteúdos.
  • Explique que nesta aula os estudantes descobrirão como o complemento verbal é importante enquanto elemento que atribui sentido aos textos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o meme a toda turma (se você não tiver como projetar, é possível imprimi-lo: basta acessar o arquivo disponível em materiais complementares).
  • Explore com os estudantes os aspectos gerais do meme, tais como a imagem, as frases, a temática e o humor. Lance questões como: de que maneira a imagem do cão foi usada para contribuir com o sentido das frases do meme? Por que o interlocutor é tratado como Vossa Senhoria? Que característica de certos cães é retratada nesse meme? O que o torna engraçado? (como esse não é o foco desta aula, reserve outro momento para fazer essa exploração mais aprofundada, usando outros memes também).
  • Chame a atenção da turma para as orações que compõem o meme, retomando a conversa iniciada na apresentação do tema da aula (slide anterior) :
  • Quantas orações há no meme que lemos? (Duas.)
  • Essas orações têm sua estrutura completa, ou seja, têm sujeito, verbo e complemento? (Sim.)
  • Quais os verbos presentes nessas orações? (Nas orações, temos as locuções verbais poderia explicar, podia confiar: caso os estudantes sintam dificuldades em identificá-las, é importante retomar esse conceito com eles.)
  • Esses verbos são transitivos, ou seja, necessitam de complementos para fazerem sentido. Quais são esses complementos? (Da primeira oração, o complemento é esse cheiro de outro cachorro na sua roupa e da segunda é você.)
  • Os complementos são ligados ao verbo da mesma maneira nas duas orações? (Não. Na segunda oração é usada uma preposição para ligar o complemento ao verbo.)
  • Se os complementos verbais não estivessem explícitos nas orações, conseguiríamos compreender o meme? (Não. Não saberíamos do que o cão está falando.)
  • Explique aos estudantes que os complementos verbais são responsáveis pela atribuição de sentido nos textos que lemos e que veremos, nos slides seguintes, de que diferentes maneiras isso pode acontecer.

Materiais complementares:

Material para impressão - meme

Atenção, professor!

Este site tem outros memes que podem ser explorados com seus alunos:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Com os grupos separados, distribua a cada um deles um trecho do texto “Como adaptar seu pet a um novo bicho?” (se você dividiu a turma em quatro grupos, cada grupo ficará responsável por um trecho e você precisará providenciar uma cópia do material complementar; se você dividiu a turma em oito grupos, cada dois grupos ficará responsável por um trecho e você precisará providenciar duas cópias do material complementar).
  • A tarefa de cada grupo é ler os trechos, identificar a temática abordada e descobrir quais são os complementos dos verbos destacados. Em cada trecho, há um caso em que um pronome oblíquo foi usado como complemento verbal. Você, neste momento, não precisa alertar os alunos sobre isso: lembre que nesta aula o objetivo é fazer descobertas!
  • Projete o slide com as questões a serem respondidas pelos estudantes em grupos ou escreva-as no quadro.
  • Disponibilize 10 minutos para que os grupos realizem a tarefa. Caso questionem sobre o pronome oblíquo (releia orientação do item 2), desafie-os a pensarem mais e, caso não consigam sozinhos, diga que irão solucionar essa questão coletivamente com a turma.
  • Após esse tempo, solicite que um membro de cada grupo compartilhe com a turma as respostas e conclusões a que chegaram (acesse o gabarito das questões em materiais complementares).
  • Mostre à turma que os complementos verbais identificados são essenciais para a atribuição de sentidos nos textos: são substantivos que compõem o campo semântico que condiz com a temática do texto ou então pronomes que se referem a eles.

Material complementar:

Material para impressão - texto “Como adaptar seu pet a um novo bicho?”

Gabarito com as respostas das questões de cada trecho.

Referência:

REVISTA RECREIO. Como adaptar seu pet a um novo bicho? Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/zoo/como-adaptar-o-pet-a-um-novo-bicho-cachorro-cao-gato-passaro-animal-adaptacao-convivencia-amizade.phtml#.XEwxjlxKi01> Acesso em 25.01.2019.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide ou então escreva no quadro as frases tiradas e/ou adaptadas do texto lido pelos grupos.
  • Chame a atenção dos estudantes para as seguintes questões:
  • Os verbos em destaque são transitivos diretos ou indiretos? Ou seja, necessitam de complementos acompanhados de preposição ou não? (Os verbos dar e levar são transitivos diretos e indiretos, isto é, necessitam de dois complementos, sendo um com e um sem preposição; os demais verbos destacados são transitivos diretos.)
  • Quais são os complementos dos verbos em destaque? (Dar: lhe (ao animal) e atenção especial; colocar: los (os dois animais); mudar: os (animais); apresentar: los (animais); levar: lhes (aos animais) e brinquedos e petiscos; fazer: lo (gato filhote).)
  • Para compreendermos a quem esses complementos se referem, necessitamos recorrer a outras frases do texto. Por quê? (Porque esses complementos são pronomes e estão retomando termos já mencionados no texto).
  • Por que esses complementos ora são o pronome o e ora são o pronome lhe? Existe algum critério de uso de um pronome ou de outro? (O pronome o desempenha o papel de complemento verbal sem preposição, ou seja, objeto direto; o pronome lhe desempenha o papel de complemento verbal complemento verbal com preposição, ou seja, objeto indireto).
  • Explique à turma que os pronomes oblíquos o/lhe desempenham o papel de complemento verbal e, ao mesmo tempo, retomam termos já mencionados no texto, funcionando também como mecanismo de coesão. Esclareça que, algumas vezes, o pronome o pode assumir outras formas, como lo e no, além da flexão de gênero.
  • Questione os estudantes sobre a necessidade de eles recorrerem às informações dos textos lidos para identificarem corretamente os complementos verbais, uma vez que nesta atividades abordamos os pronomes.

Atenção, professor!

Caso os estudantes tenham dificuldades de responder à questão d, forneça mais exemplos. É importante que, nesta aula, eles cheguem à resposta esperada.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que os estudantes leiam as frases acima, comparem-nas e as analisem, no que se refere ao sentido e ao uso do pronome como complemento verbal. Pergunte a quem se referem os pronomes (lhes se refere aos idosos e los aos cães) e que verbos que eles estão complementando o sentido (respectivamente, proporcionar e ter).
  • Leve a turma a perceber que, numa primeira leitura, é possível que haja uma certa confusão a respeito dos referentes desses dois pronomes (caso eles não percebam, problematize: quem é o lhes: os idosos ou os cães? quem é o los: os idosos ou os cães?).
  • Mostre a eles que, para se certificarem de quem realmente são os referentes dos pronomes, é necessário recorrer a outros elementos das orações. Além disso, é importante considerar a informação trazida pelo verbo, considerando, como estratégia de leitura, quem pratica e quem sofre a ação: os cães proporcionam alegrias aos idosos e ter cães é uma maneira de se exercitar regularmente.
  • Solicite que pensem sobre a pergunta exposta no slide: “Como saber identificar os complementos verbais ajuda na atribuição de sentidos no texto?” (espera-se que os alunos concluam que o complemento verbal sempre está relacionado semanticamente à temática do texto e, caso seja um pronome, refere-se a um termo já presente no texto. Ele não completa simplesmente o sentido do verbo ao qual está conectado: como parte de um texto, ajuda a “costurar” suas ideias).
  • Finalize a aula registrando brevemente as ideias expostas pelos alunos e solicitando que eles as copiem no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em morfossintaxe. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reflitam sobre o papel do complemento verbal para a atribuição de sentidos nos textos.

Materiais necessários: Cópias dos textos trabalhados, projetor e computador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de identificação do verbo e seus complementos. É necessário que os alunos tenham conhecimento prévio de classes de palavras e das funções e categorias gramaticais associadas a cada uma delas. Não se trata de uma aula que introduz ao estudante a questão da transitividade verbal: é importante que eles já tenham esse conhecimento.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em quatro ou oito grupos, conforme a quantidade de estudantes. Essa organização será necessária para que eles discutam a respeito dos textos trabalhados nesta aula e realizem as atividades propostas de forma mais próxima, facilitando a participação de todos.
  • Relembre com a turma a as classes de palavras (dê atenção especial às classes do verbo, substantivo e pronome) e a estrutura básica da oração (sujeito+verbo+complemento), bem como a relação entre esses conteúdos.
  • Explique que nesta aula os estudantes descobrirão como o complemento verbal é importante enquanto elemento que atribui sentido aos textos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o meme a toda turma (se você não tiver como projetar, é possível imprimi-lo: basta acessar o arquivo disponível em materiais complementares).
  • Explore com os estudantes os aspectos gerais do meme, tais como a imagem, as frases, a temática e o humor. Lance questões como: de que maneira a imagem do cão foi usada para contribuir com o sentido das frases do meme? Por que o interlocutor é tratado como Vossa Senhoria? Que característica de certos cães é retratada nesse meme? O que o torna engraçado? (como esse não é o foco desta aula, reserve outro momento para fazer essa exploração mais aprofundada, usando outros memes também).
  • Chame a atenção da turma para as orações que compõem o meme, retomando a conversa iniciada na apresentação do tema da aula (slide anterior) :
  • Quantas orações há no meme que lemos? (Duas.)
  • Essas orações têm sua estrutura completa, ou seja, têm sujeito, verbo e complemento? (Sim.)
  • Quais os verbos presentes nessas orações? (Nas orações, temos as locuções verbais poderia explicar, podia confiar: caso os estudantes sintam dificuldades em identificá-las, é importante retomar esse conceito com eles.)
  • Esses verbos são transitivos, ou seja, necessitam de complementos para fazerem sentido. Quais são esses complementos? (Da primeira oração, o complemento é esse cheiro de outro cachorro na sua roupa e da segunda é você.)
  • Os complementos são ligados ao verbo da mesma maneira nas duas orações? (Não. Na segunda oração é usada uma preposição para ligar o complemento ao verbo.)
  • Se os complementos verbais não estivessem explícitos nas orações, conseguiríamos compreender o meme? (Não. Não saberíamos do que o cão está falando.)
  • Explique aos estudantes que os complementos verbais são responsáveis pela atribuição de sentido nos textos que lemos e que veremos, nos slides seguintes, de que diferentes maneiras isso pode acontecer.

Materiais complementares:

Material para impressão - meme

Atenção, professor!

Este site tem outros memes que podem ser explorados com seus alunos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Com os grupos separados, distribua a cada um deles um trecho do texto “Como adaptar seu pet a um novo bicho?” (se você dividiu a turma em quatro grupos, cada grupo ficará responsável por um trecho e você precisará providenciar uma cópia do material complementar; se você dividiu a turma em oito grupos, cada dois grupos ficará responsável por um trecho e você precisará providenciar duas cópias do material complementar).
  • A tarefa de cada grupo é ler os trechos, identificar a temática abordada e descobrir quais são os complementos dos verbos destacados. Em cada trecho, há um caso em que um pronome oblíquo foi usado como complemento verbal. Você, neste momento, não precisa alertar os alunos sobre isso: lembre que nesta aula o objetivo é fazer descobertas!
  • Projete o slide com as questões a serem respondidas pelos estudantes em grupos ou escreva-as no quadro.
  • Disponibilize 10 minutos para que os grupos realizem a tarefa. Caso questionem sobre o pronome oblíquo (releia orientação do item 2), desafie-os a pensarem mais e, caso não consigam sozinhos, diga que irão solucionar essa questão coletivamente com a turma.
  • Após esse tempo, solicite que um membro de cada grupo compartilhe com a turma as respostas e conclusões a que chegaram (acesse o gabarito das questões em materiais complementares).
  • Mostre à turma que os complementos verbais identificados são essenciais para a atribuição de sentidos nos textos: são substantivos que compõem o campo semântico que condiz com a temática do texto ou então pronomes que se referem a eles.

Material complementar:

Material para impressão - texto “Como adaptar seu pet a um novo bicho?”

Gabarito com as respostas das questões de cada trecho.

Referência:

REVISTA RECREIO. Como adaptar seu pet a um novo bicho? Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/zoo/como-adaptar-o-pet-a-um-novo-bicho-cachorro-cao-gato-passaro-animal-adaptacao-convivencia-amizade.phtml#.XEwxjlxKi01> Acesso em 25.01.2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide ou então escreva no quadro as frases tiradas e/ou adaptadas do texto lido pelos grupos.
  • Chame a atenção dos estudantes para as seguintes questões:
  • Os verbos em destaque são transitivos diretos ou indiretos? Ou seja, necessitam de complementos acompanhados de preposição ou não? (Os verbos dar e levar são transitivos diretos e indiretos, isto é, necessitam de dois complementos, sendo um com e um sem preposição; os demais verbos destacados são transitivos diretos.)
  • Quais são os complementos dos verbos em destaque? (Dar: lhe (ao animal) e atenção especial; colocar: los (os dois animais); mudar: os (animais); apresentar: los (animais); levar: lhes (aos animais) e brinquedos e petiscos; fazer: lo (gato filhote).)
  • Para compreendermos a quem esses complementos se referem, necessitamos recorrer a outras frases do texto. Por quê? (Porque esses complementos são pronomes e estão retomando termos já mencionados no texto).
  • Por que esses complementos ora são o pronome o e ora são o pronome lhe? Existe algum critério de uso de um pronome ou de outro? (O pronome o desempenha o papel de complemento verbal sem preposição, ou seja, objeto direto; o pronome lhe desempenha o papel de complemento verbal complemento verbal com preposição, ou seja, objeto indireto).
  • Explique à turma que os pronomes oblíquos o/lhe desempenham o papel de complemento verbal e, ao mesmo tempo, retomam termos já mencionados no texto, funcionando também como mecanismo de coesão. Esclareça que, algumas vezes, o pronome o pode assumir outras formas, como lo e no, além da flexão de gênero.
  • Questione os estudantes sobre a necessidade de eles recorrerem às informações dos textos lidos para identificarem corretamente os complementos verbais, uma vez que nesta atividades abordamos os pronomes.

Atenção, professor!

Caso os estudantes tenham dificuldades de responder à questão d, forneça mais exemplos. É importante que, nesta aula, eles cheguem à resposta esperada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que os estudantes leiam as frases acima, comparem-nas e as analisem, no que se refere ao sentido e ao uso do pronome como complemento verbal. Pergunte a quem se referem os pronomes (lhes se refere aos idosos e los aos cães) e que verbos que eles estão complementando o sentido (respectivamente, proporcionar e ter).
  • Leve a turma a perceber que, numa primeira leitura, é possível que haja uma certa confusão a respeito dos referentes desses dois pronomes (caso eles não percebam, problematize: quem é o lhes: os idosos ou os cães? quem é o los: os idosos ou os cães?).
  • Mostre a eles que, para se certificarem de quem realmente são os referentes dos pronomes, é necessário recorrer a outros elementos das orações. Além disso, é importante considerar a informação trazida pelo verbo, considerando, como estratégia de leitura, quem pratica e quem sofre a ação: os cães proporcionam alegrias aos idosos e ter cães é uma maneira de se exercitar regularmente.
  • Solicite que pensem sobre a pergunta exposta no slide: “Como saber identificar os complementos verbais ajuda na atribuição de sentidos no texto?” (espera-se que os alunos concluam que o complemento verbal sempre está relacionado semanticamente à temática do texto e, caso seja um pronome, refere-se a um termo já presente no texto. Ele não completa simplesmente o sentido do verbo ao qual está conectado: como parte de um texto, ajuda a “costurar” suas ideias).
  • Finalize a aula registrando brevemente as ideias expostas pelos alunos e solicitando que eles as copiem no caderno.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano